15
SET
2012

CESREAL celebra com o Seminário

CESREAL celebra com o Seminário

Denis de Oliveira Júnior¹

Lázaro Rodrigues da Rosa²

          Assim como o Seminário Nossa Senhora Aparecida e a Congregação das Escolas de Caridade (Irmãos Cavanis) têm a educação como sua prioridade, o Centro de Ensino Superior de Realeza (CESREAL) e a Faculdade de Realeza também acreditam que só a educação é capaz de oferecer um verdadeiro crescimento pessoal.

         O Seminário já estava consolidado no município de Realeza quando, em 1999, durante a gestão do então Prefeito Municipal Sr. Francisco Dors, foram intensificados os trabalhos para a implantação de uma Instituição de Ensino Superior que pudesse atender a toda região de Realeza.

         Muitos foram os esforços da comunidade, especialmente do Prof. José Gonzaga da Silva Neto, presidente do CESREAL e da Rede Gonzaga de Ensino Superior (REGES), para que todos os trâmites burocráticos fossem superados e, finalmente no dia 02/09/2001, já na administração do Prefeito Sr. Neivo Tomazini, a Faculdade de Realeza foi credenciada.

         A Faculdade de Realeza ministra atualmente os cursos de Administração e Ciências Contábeis, possibilitando, aos empresários e estudantes, a condição de estarem atualizados e sintonizados naquela que é, talvez, a área profissional que tem a maior abrangência no campo de trabalho nos dias de hoje, ou seja, a área de Negócios.

         Uma das pioneiras na região sudoeste do Paraná, com a oferta do curso de Administração e atendendo a uma região, até então, carente de ensino superior, o CESREAL vem cumprindo com seu papel de integrar a comunidade realezense à comunidade regional, fazendo com que as pessoas tenham acesso à Faculdade de maneira mais rápida, eficiente e com menor custo.

          O funcionamento do curso de Administração, com suas antigas habilitações, foi autorizado pela Portaria MEC nº 1718, de 01 de agosto de 2001, juntamente com o credenciamento da Instituição.

         O primeiro concurso vestibular para o curso de Administração com habilitação em Administração Geral e Administração com habilitação em Gestão de Sistemas de Informação foi realizado em 02 de setembro de 2001, contando com 1001 inscritos para 200 vagas disponíveis, ou seja, 05 candidatos por vaga. Para o curso de Administração Geral, houve 603 inscritos, enquanto para o curso de Administração em Gestão de Sistemas de Informação, 398 candidatos.

         Em 2005, foram autorizadas mais 120 vagas para a Faculdade de Realeza, desta vez para a implantação do curso de Ciências Contábeis pela Portaria MEC nº 4.177, de 02 de dezembro de 2005, igualmente pioneiro na região. Ainda em 2005, ocorreu o reconhecimento do curso de Administração por meio da publicação do ato da Portaria MEC nº 4.447, de 22 de dezembro de 2005.

         Com a divulgação dos resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) realizado em 2009, o CESREAL e a Faculdade de Realeza puderam comemorar com toda sua comunidade acadêmica os expressivos resultados alcançados tanto pelos alunos do curso de Administração, quanto do curso de Ciências Contábeis, que obtiveram os conceitos 3 no ENADE e 5 no IDD, em ambos os cursos.

         No ano de 2011, através da Portaria SESu/MEC nº 660, de 21 de março de 2011, ocorreu o reconhecimento do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Realeza.

         Enfim, o ano de 2012 reservou a maior conquista desses 11 anos de história da Instituição que foi a publicação da Portaria Ministerial nº 341, de 05 de abril de 2012, à qual o Ministro da Educação Sr. Aloízio Mercadante recredenciou a Faculdade de Realeza pelo prazo de cinco anos.

         O CESREAL externa os seus cumprimentos à toda comunidade realezense de ter o privilégio de possuir a educação marcada em sua história, primeiramente com o Seminário Nossa Senhora Aparecida, que comemorou os seus 34 anos de funcionamento, depois com a Faculdade de Realeza e mais recentemente, com a instalação da Universidade Federal da Fronteira Sul.

^

Denis de Oliveira Júnior é Diretor Acadêmico da Faculdade de Realeza e Pesquisador Institucional da Rede Gonzaga de Ensino Superior (REGES).
Lázaro Rodrigues da Rosa é Ouvidor, Assessor de Comunicação e Professor de Marketing da Faculdade de Realeza e Comunicador da Rádio Clube de Realeza.