VI Semana Temática da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz é sucesso e reúne mais de 600 alunos visitantes
Evento reuniu estudantes de escolas públicas de nove cidades da região
Mais de 600 jovens estudantes do ensino médio de escolas estaduais da Região visitaram a sexta edição da Semana Temática da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz. O evento foi realizado de segunda-feira, 27, à quarta-feira, 29.
A ideia do evento é aproximar os alunos do ensino médio e do ensino superior, na tentativa de promover a integração entre o conhecimento produzido pelos alunos da Faculdade e a comunidade regional.
Os jovens foram recepcionados na biblioteca da Faculdade por uma equipe formada pelo próprio diretor, professor Jayme Gonzaga, pelas coordenadoras dos três cursos da Reges de Osvaldo Cruz e por universitários escalados como recepcionistas. Dali os visitantes, acompanhados por professores de suas escolas, foram encaminhados para que pudessem assistir às apresentações de cerca de dez salas temáticas preparadas pelos alunos de Administração, Letras e Pedagogia.
Para a professora mestre Marisa Finotti Guarnieri eventos como este contribuem para o crescimento dos alunos da Faculdade, promovendo a descoberta de novos talentos e a oportunidade de colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula.
“Nossa preocupação é sempre oferecer algo dentro da temática do próprio curso. Preparamos atividades envolvendo poesia e música, além da apresentação de um trecho de uma peça teatral. É um momento onde percebemos que os alunos acabam mostrando muito mais do seu potencial, o que em outras ocasiões não seria possível. Ficamos bastante satisfeitos”, contou.
Flávia Rover Leão, professora mestre e coordenadora do curso de Administração, exaltou a disposição de todos os envolvidos na preparação do evento, como alunos, professores e demais colaboradores da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz.
“Nos reunimos com professores e alunos para descobrir o que poderíamos fazer de diferente em relação aos outros anos. Esta interação de ideias foi muito importante. Os alunos se envolveram, mesmo que indiretamente. Percebemos que eles estão muito felizes com o resultado e o objetivo é este: trazer os visitantes do ensino médio para que conheçam o nosso ambiente de aulas e sintam um pouco mais como atuam e se comportam os nossos alunos de graduação, conhecimento este que poderá estimulá-los a buscar o ensino superior em futuro próximo”, avalia.
A coordenadora do curso de Pedagogia, professora doutora Wanda Darin Miotto, ressaltou a tradição que o evento conquistou na região.
“Este evento é realizado com muito carinho. Nós temos contato com todas as escolas da região. A Semana Temática vem ganhando cada vez mais importância regional. Só na quarta-feira recebemos 380 visitantes. Estamos alargando nossos horizontes, com muitos visitantes até de Martinópolis, por exemplo. Nossa meta é, inclusive, ampliar este evento ainda mais, já que, no fundo, realizamos um trabalho de motivação e até de orientação profissional. É impossível amar o que não se conhece”, contou.
Já o diretor Jayme Gonzaga avaliou o evento como uma possibilidade de estimular estes jovens a procurar um ensino superior de qualidade.
“É triste ver que ainda existem estudantes que saem do ensino médio e não tem interesse em fazer um curso superior. Precisamos conscientizá-los de que esta é uma necessidade fundamental para que possam crescer profissionalmente e culturalmente, e nós estamos aqui para mostrar que isto é possível”, afirmou.