Duração

8 semestres

Presencial

Noturno

COORDENADOR(A)

Profª. Drª. Wanda Darin Miotto

Vestibular

Vestibular

OBJETIVOS:

Formar profissionais capazes de aliar a competência profissional a uma consciência crítica, contemplando as tendências que regem a produção do saber na área da educação, para a aquisição das habilidades específicas, preparando-os para a vida, comprometidos com os avanços educacionais, com a ética profissional e a cidadania.

O curso tem por objetivos específicos:

  • habilitar o profissional da pedagogia para atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais, podendo cumprir,
  • outrossim, funções de supervisão técnica e orientação educacional, bem como na produção e difusão de conhecimentos nas áreas relacionadas à educação;
  • organizar a escola, visando transformá-la em ambiente propício a construção do saber;
  • formar cidadãos críticos e criativos.

PERFIL:

Conforme o Art. 5º da Resolução 1, de 15 de maio de 2006, o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:

I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;

III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;

XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

§ 1º No caso dos professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, dada a particularidade das populações com que trabalham e das situações em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão:

I – promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atuam e os provenientes da sociedade majoritária;

II – atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas indígenas relevantes;

§ 2º As mesmas determinações se aplicam à formação de professores para escolas de remanescentes de quilombos ou que se caracterizem por receber populações de etnias e culturas específicas.

AUTORIZAÇÃO
Documento: Portaria MEC
Nº Documento: 373 de 08/05/1998
Data de publicação: 11/05/1998
Nº Parecer / Despacho: 232/1998 CNE
Data Parecer / Despacho: 08/04/1998

RECONHECIMENTO
Documento: Portaria MEC
Nº Documento: 838 de 22/03/2002
Data de Publicação: 27/03/2002
Nº Parecer / Despacho: 437/2002 SESu

Corpo Docente

O corpo docente do Curso de Pedagogia da Faculdade de Reges de Osvaldo Cruz é constituído por 11 professores, sendo 4 especialistas, 5 mestres e 2 doutores

NomeQualificação
Carina Rombi GuarnieEspecialista
Gilza Maria CavalliniEspecialista
Márcia Regina Janegitz CardosoEspecialista
Marisa Finotti GuarnieriMestre
Oldir MagnaniMestre
Simone Confortini CorreiaEspecialista
Suely Tolentino Prado de AndradeMestre
Vanessa Gonçalves SilvaMestre
Wanda Darin MiottoDoutor
Glaucia Elaine da CostaDoutor
Marco Antonio dos Santos GusmãoMestre

Grade Curricular

Estrutura Curricular – Curso de Pedagogia – 2017

1º. SEMESTREC/H
Língua Portuguesa I30
Didática I30
História da Educação I30
Sociologia I60
Teorias da Educação I30
Filosofia I60
Metodologia Científica I30
Tecnologia e Educação I30
TOTAL300
2º. SEMESTREC/H
Língua Portuguesa II30
Didática II30
História da Educação II30
Sociologia II60
Teorias da Educação II30
Filosofia II60
Metodologia Científica II30
Tecnologia e Educação II30
TOTAL300
3º. SEMESTREC/H
Língua Portuguesa III30
Política, Organização e Dinâmica da Escola I30
Psicologia da Educação I60
Sociologia III30
Filosofia III 30
Fundamentos da Educação Especial I60
Recreação e Jogos I30
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização I30
TOTAL300
Atividades de Pesquisa e Prática em Educação II40
4º. SEMESTREC/H
Língua Portuguesa IV30
Política, Organização e Dinâmica da Escola II30
Psicologia da Educação II60
Sociologia IV30
Filosofia IV 30
Fundamentos da Educação Especial II60
Recreação e Jogos II30
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização II30
TOTAL300
Atividades de Pesquisa e Prática em Educação III40
Atividades Complementares I40
5º. SEMESTREC/H
Metodologia da Educação Infantil 60
Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil60
Artes na Expressão Infantil30
Competência Lógico-Matemática na Criança60
Ciências, Natureza e Sociedade na Educação Infantil30
Literatura Infantil30
Lúdico na Educação Infantil30
TOTAL300
Atividades de Pesquisa e Prática em Educação IV60
Atividades Complementares II40
Estágio Supervisionado I100
6º. SEMESTREC/H
Metodologia do Ensino Fundamental 60
Língua Portuguesa no Ensino Fundamental60
Arte no Ensino Fundamental30
Matemática no Ensino Fundamental60
Ciências Naturais no Ensino Fundamental30
História no Ensino Fundamental30
Geografia no Ensino Fundamental30
TOTAL300
Atividades de Pesquisa e Prática em Educação V60
Atividades Complementares III40
Estágio Supervisionado II100
7º. SEMESTREC/H
Gestão Financeira e Patrimonial30
Currículos e Programas I30
Gestão Administrativa e Pedagógica I 30
Supervisão Escolar I30
Avaliação Educacional I30
Educação Ambiental I30
Libras I30
TOTAL300
Atividades de Pesquisa e Prática em Educação VI80
Atividades Complementares IV40
Estágio Supervisionado III100
8º.SEMESTREC/H
Gestão de Recursos Humanos30
Currículos e Programas II30
Gestão Administrativa e Pedagógica II30
Supervisão Escolar II30
Avaliação Educacional II30
Educação Ambiental30
Libras II30
TOTAL210
Atividades de Pesquisa e Prática em Educação VII80
Atividades Complementares V40
Estágio Supervisionado IV100
TOTALC/H
Carga Horária das Disciplinas em Sala2220
Atividades de Pesquisa e Prática em Educação400
Estágio Supervisionado400
Atividades Complementares200
TOTAL3220