Duração

18 meses - 604 horas

Presencial

08 de Abril de 2017
Aulas aos Sábados

COORDENADOR(A)

Prof. Me. Jayme Gonzaga da Silva Filho

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O PROGRAMA

O curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Psicopedagogia Institucional e Clínica da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz tem como proposta central promover conhecimentos e reflexões acerca do processo de aprendizagem da educação básica, não priorizando somente a solução dos problemas da aprendizagem, mas também a superação da qualidade da aprendizagem já existente na escola.

A proposta visa atender, assim, à demanda do pessoal docente por especialização e à necessidade de atualização de conhecimentos relativos aos conteúdos veiculados nos cursos de pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e outros que atuam no contexto escolar e/ou que trabalham com a causa da educação básica.

O trabalho do psicopedagogo pode e deve ser pensado a partir de diferentes instituições como a clínica, a escolar, na docência e outras, de modo a focalizar a análise do processo de aprendizagem ou, mais especificamente, na análise dos problemas de aprendizagem, a princípio por ações sistematizadas, como a identificação de variados pontos de vista, construção de opinião própria justificada e fundamentada para, posteriormente, socializar junto à equipe multidisciplinar os conhecimentos já disponíveis para promover o desenvolvimento cognitivo, a construção de regras de conduta, dentro de um projeto mais amplo, no qual a imaginação e a criatividade se tornam eixos para a solução de problemas.

O propósito da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz ao oferecer o presente curso é de tentar descortinar a importância do trabalho do profissional psicopedagogo no sistema de ensino e nas escolas e clínicas dos municípios da Região de Osvaldo Cruz, frente aos grandes desafios que são apresentados para a concretização da qualidade da educação básica, concernentes não somente ao acesso, mas, principalmente, na qualidade da permanência e da continuidade dos alunos na escola.

OBJETIVOS E PERFIL

OBJETIVOS GERAIS

• Promover conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia priorizando dois enfoques, clínico e institucional, capacitando o profissional/aluno para atuar com postura investigativa, crítica e reflexiva sobre o papel da Psicopedagogia nos diversos contextos sociais;

• Preparar o psicopedagogo dentro do enfoque preventivo, ou seja, em um trabalho direcionado para as condições de aprendizagem. Assim, está voltado para uma linha preventiva, contando com disciplinas que estudam o ato de aprender e os tipos de dificuldades de aprendizagem que podem ocorrer durante todo o processo ensino-aprendizagem da criança e do adolescente. A preocupação central é levar o profissional a compreender o processo do aprender, atentando à relação professor x aluno ou psicopedagogo x criança, conhecendo os recursos que podem propiciar o uso da capacidade.

O cumprimento desses objetivos se faz mediante os seguintes compromissos específicos:

Objetivos específicos para o campo Institucional

• Ampliar a visão do processo de aprendizagem do profissional de Psicopedagogia, reconhecendo a interferência de variáveis sociais, familiares e escolares;

• Produzir conhecimentos que contribuam para a melhoria da qualidade de educação, entendida esta qualidade como inerente à democratização da educação, a superação de todas as formas de exclusão, em conhecer e estudar as características da aprendizagem humana, reconhecendo que o sujeito que aprende tem sua história pessoal e seu modo de aprender e que, portanto tem suas necessidades, dificuldades e limites.

Objetivos específicos para o campo Clínico

• Desenvolver competências e habilidades no aluno, preparando-o para trabalhar na identificação, análise, e na elaboração de uma metodologia de diagnóstico e de intervenção/orientação (individual, grupal, familiar e dos profissionais envolvidos) nas questões que envolvem a aprendizagem humana;

• Capacitar profissionais para atuação no campo terapêutico e clínico, mediante o conhecimento das teorias e dos instrumentos atualizados que servirão para:

• Planejar e acompanhar o processo de aprendizagem;

• Desenvolver atividades supervisionadas de intervenção em escolas credenciadas para a realização do Estágio Supervisionado.

Público-Alvo

O público-alvo do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Psicopedagogia Institucional e Clínica é composto por profissionais Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psiquiatras, Neurologistas, e demais profissionais da área da saúde e da educação.

Estes profissionais poderão ampliar o seu conhecimento para terem uma atuação aperfeiçoada favorecendo o acesso a funções técnico-pedagógicas na educação básica configurando-se como agentes educativos no coletivo de professores. Terão, por conseguinte, a oportunidade de exercerem, como especialistas, atividades docentes no ensino superior.

Quanto às habilidades que se pretende oferecer aos egressos salientam-se:

• O ensino visando à aprendizagem do aluno;

• O acolhimento e o trato da diversidade; bem como desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe;

• Aprimoramento em práticas investigativas;

• Elaboração e a execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares;

• Uso de tecnologias da informação e da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores.

Para o alcance dos objetivos do curso, algumas características profissionais são exigidas como competência referente:

• À compreensão do papel social da escola;

• Ao domínio dos conteúdos a serem socializados, de seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar;

• Ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica.

INFORMAÇÕES

CONDIÇÕES ESPECIAIS:

Condições especiais para ex-alunos e grupos formados por empresas

VALORES:

Matrícula = R$ 120,00

Mensalidades = R$ 310,00 (20 PARCELAS – 5º dia útil de cada mês)

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA:

Ser diplomado em qualquer Curso de Nível Superior

Diploma ou Certificado do Curso Superior (cópia autenticada)

Histórico do Curso Superior

RG, CPF, Título Eleitoral

Certidão de Nascimento/Casamento

Certificado Militar (para homens) e 01 foto 3×4

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A MATRÍCULA:

Diploma ou Certificado do Curso Superior (original ou cópia autenticada),
Histórico do Curso Superior, RG, CPF, Título Eleitoral, Certidão de Nascimento/Casamento, Certificado Militar e 02 fotos 3×4.

Corpo Docente

Grade Curricular

AULAS AOS SÁBADOS

Carga horária: 604h/a
Duração do curso: 18 Meses
Periodicidade das aulas: aos sábados em semanas alternadas, das 8h às 15h00, com intervalo para breakfast.

Módulo I – ÊNFASE INSTITUCIONALC / H
Fundamentos da psicopedagogia institucional24h/a
Fundamentos da intervenção psicopedagógica institucional24h/a
Psicologia do desenvolvimento da criança24h/a
A psicopedagogia e a aprendizagem da matemática24h/a
Dificuldades de aprendizagem e a avaliação psicopedagógica institucional24h/a
Didática voltada ao ensino da criança24h/a
TOTAL144h/a
Módulo II – ÊNFASE CLÍNICAC / H
Fundamentos da psicopedagogia clínica 24h/a
Fundamentos da intervenção psicopedagógica clínica24h/a
A avaliação psicopedagógica clínica24h/a
Psicomotricidade24h/a
Ética e políticas públicas em saúde e educação 24h/a
Psicopatologia e as dificuldades de aprendizagem16h/a
Distúrbios da linguagem, leitura e escrita24h/a
TOTAL160h/a
Módulo III – DESENVOLVIMENTO ACADÊMICOC / H
Didática do Ensino Superior24h/a
Fundamentos da Organização da Escola Brasileira24h/a
Metodologia da Pesquisa Científica24h/a
Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso08h/a
TOTAL80h/a
TOTALC / H
TOTAL (Módulo I + Módulo II + Módulo III)384h/a
Estágio Supervisionado – Área Institucional90h/a
Estágio Supervisionado – Área Clínica90h/a
Orientação – Trabalho de Conclusão de Curso40h/a
TOTAL GERAL604h/a