Professor: carreira importante para toda a sociedade
Empregabilidade e estabilidade fazem desta profissão uma boa opção para futuros universitários
Nesta semana, no dia 15, comemorou-se mais um dia do professor, profissional de suma importância para o futuro da sociedade. Apesar desta carreira ainda não receber toda a valorização que merece, novas possibilidades têm surgido para incentivar o ingresso de novos estudantes em cursos de licenciatura. Hoje é possível constatar que existem professores bem-sucedidos, realizados profissionalmente e com salários bem acima da média do mercado. Afinal de contas, seria possível sonhar tempos atrás com o casamento entre realização profissional e prática do magistério?
A carreira de professor tem atraído vestibulandos por três motivos: a empregabilidade, as folgas nos fins de semana, feriados e férias escolares e, segundo quem atua na área, a satisfação pessoal. Outro ponto a ser considerado é a estabilidade proporcionada pela profissão, principalmente nas esferas estaduais e municipais, onde o salário inicial pode chegar a R$2.086,00 em jornadas de 40h semanais, segundo a APEOESP, considerando-se a esfera pública. Devem ser também consideradas as possibilidades do desenvolvimento de carreira em Escolas Particulares (Iniciativa Privada) e também no Ensino Universitário, que também apresenta vários atrativos.
Especialistas apontam vários caminhos que podem, sim, fazer a diferença na carreira, enquanto exemplos confirmam que a excelência na educação passa obrigatoriamente pelo binômio salário e qualificação do professor.
“Ser professor é uma decisão motivada por um ideal muito maior. De alguém que sabe que pode fazer a diferença em centenas e talvez milhares de vidas. Muitos professores que conheço estão muito satisfeitos, estão bem financeiramente e não reclamam da escolha da carreira”, afirma Jayme Gonzaga, diretor da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz.
História
A Faculdade Reges de Osvaldo Cruz é certamente uma das Instituições que mais trabalhou para inserir centenas de novos professores no mercado de trabalho da Região. Em períodos nos quais questões de demanda fizeram com que diversas Instituições abandonassem os cursos presenciais de licenciatura, a Reges de Osvaldo Cruz manteve a oferta de cursos de graduação e ampliou a oferta de cursos de pós-graduação.
“Acreditamos antes de tudo na importância do professor para uma sociedade livre, culta e igualitária. Não abandonamos esta visão e, hoje, podemos ter o privilégio de sermos reconhecidos como um referencial no ensino e pesquisa desta maravilhosa profissão”, conclui Jayme.
Como parte do trabalho de valorização da carreira do Professor, a Reges de Osvaldo Cruz está com inscrições abertas para a sua 17ª “Semana de Educação e Linguagem”, entre os dias 26 e 30 deste mês, semana de estudos composta por palestras, minicursos e diversas outras atrações relevantes. O evento é aberto a todos os profissionais de Educação de Osvaldo Cruz e Região e busca tratar sobretudo de questões importantes e emergentes do cenário atual do ambiente educacional.
A Faculdade também está promovendo sua Campanha do Vestibular 2016, para os cursos de Pedagogia, Letras e Administração. As inscrições poderão ser feitas diretamente na Secretaria da Instituição ou pela Internet. A taxa custa apenas R$ 20,00 e a Prova poderá ser agendada para o dia e horário mais convenientes ao candidato. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3528-4706 ou pelo site www.reges.com.br/osvaldocruz.
Mais informações:
Ass. de Imprensa
Agência Pensare
Mariana Balbino
Jornalista Responsável