Problemas de Aprendizagem ainda são tabu para muitos profissionais da Educação

31 Mar 2017
Problemas de Aprendizagem ainda são tabu para muitos profissionais da Educação

Assunto ganha relevância no ambiente escolar e tem chamado a atenção de diversos profissionais

Muito discutida e ainda não totalmente resolvida, ainda é tabu para muitos profissionais da educação a questão do correto atendimento a crianças com problemas de aprendizagem. Quer por haver diferentes profissionais com múltiplas especialidades, quer pela dificuldade da escola em tratar ou avaliar a quem encaminhar cada caso, o que se vê é que existe uma certa dúvida nessas conduções, o que em nada beneficia a criança e sua família.

O assunto ganha ainda mais relevância ao pensarmos a escola, família e sociedade como responsáveis não só pela transmissão de conhecimentos, valores, cultura, mas também pela formação da personalidade social dos indivíduos.

As dificuldades e os transtornos de aprendizagem que se apresentam na infância têm sempre forte impacto sobre a vida da criança, de sua família e sobre o seu entorno, pelos prejuízos que acarretam em todas as áreas do desenvolvimento pessoal, assim como de sua aceitação e participação social.

O termo ‘dificuldade de aprendizagem’ começou a ser usado na década de 60 e até hoje – na maioria das vezes – é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula ou ‘espírito bagunceiro’ das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem pode se referir a um distúrbio, por exemplo, que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais, que podem afetar o desempenho escolar.

Na maioria dos casos é o professor o primeiro a identificar que a criança está com alguma dificuldade, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao desenvolvimento e ao comportamento da criança.

Por conta da atenção crescente a questões como esta, diversos profissionais da área da educação estão buscando se capacitar para melhor tratar os distúrbios ou situações especiais de dificuldade de aprendizagem. Mesmo porque a Psicopedagogia – ciência que estuda distúrbios de aprendizagem – capacita o profissional a atender crianças ou adolescentes com este problema, seja na sua prevenção, diagnóstico, tratamento clínico ou institucional.

Oportunidades de trabalho cada vez mais evidentes vem atraindo mais profissionais para esta área, sejam eles formados em pedagogia, letras, psicologia ou em outras graduações afins. O psicopedagogo poderá atuar tanto em escolas e empresas (psicopedagogia institucional) como em clínicas (psicopedagogia clínica).

Especialização

Há mais de treze anos, a Faculdade Reges de Osvaldo Cruz vem oferecendo capacitação em alto nível na área. A Pós-Graduação “Lato-Sensu” em Psicopedagogia Institucional e Clínica tem oferecido a diversos profissionais o acesso a conhecimentos e reflexões sobre o processo de aprendizagem na educação básica.

A especialização tem duração de 18 meses e aborda temas diversificados como a Psicopatologia e as Dificuldades de Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento da Criança, Fundamentos da Psicopedagogia Institucional e da Psicopedagogia Clínica, A Psicopedagogia e a Aprendizagem da Matemática, Psicomotricidade, Distúrbios da Linguagem, Leitura e Escrita, Avaliação Psicopedagógica Clínica, dentre outros.

“Neste curso procuramos trabalhar a fundo temas e conteúdos ligados à didática e ao preparo pedagógico para melhor tratamento das mais diversas Dificuldades de Aprendizagem. Trata-se de uma oportunidade excelente para o professor se preparar melhor para as salas de aula atuais, bem como para coordenar ou auxiliar o trabalho de outros colegas”, afirma o professor Jayme Gonzaga, diretor da Instituição.

“Penso que o curso também poderá auxiliar a outros profissionais que não são do magistério, mas atuam profissionalmente junto a questões do ambiente escolar, sem falar que os pais poderão aproveitar a oportunidade, uma vez que também são responsáveis por acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos e poderão ser grandes parceiros da escola neste processo”, complementa Jayme.

O curso deverá promover sua aula inaugural em 8 de Abril. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3528-4706, pelo site “http://www.reges.com.br/osvaldocruz” www.reges.com.br/osvaldocruz ou diretamente na Secretaria da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz, situada à Rua Chile, 501, Bairro Jardim das Bandeiras.

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Ass. de Imprensa

Agência Pensare