Duração
21 Meses
Presencial
INÍCIO DAS AULAS: 09 de NOVEMBRO de 2024 (Duração: 21 Meses)
COORDENADOR(A)
Prof. Me. Jayme Gonzaga da Silva Filho
Mais Informações?
Fale ConoscoO PROGRAMA
O curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Psicopedagogia Institucional e Clínica da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz tem como proposta central promover conhecimentos e reflexões acerca do processo de aprendizagem da educação básica, não priorizando somente a solução dos problemas da aprendizagem, mas também a superação da qualidade da aprendizagem já existente na escola.
A proposta visa atender, assim, à demanda do pessoal docente por especialização e à necessidade de atualização de conhecimentos relativos aos conteúdos veiculados nos cursos de pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e outros que atuam no contexto escolar e/ou que trabalham com a causa da educação básica.
O trabalho do psicopedagogo pode e deve ser pensado a partir de diferentes instituições como a clínica, a escolar, na docência e outras, de modo a focalizar a análise do processo de aprendizagem ou, mais especificamente, na análise dos problemas de aprendizagem, a princípio por ações sistematizadas, como a identificação de variados pontos de vista, construção de opinião própria justificada e fundamentada para, posteriormente, socializar junto à equipe multidisciplinar os conhecimentos já disponíveis para promover o desenvolvimento cognitivo, a construção de regras de conduta, dentro de um projeto mais amplo, no qual a imaginação e a criatividade se tornam eixos para a solução de problemas.
O propósito da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz ao oferecer o presente curso é de tentar descortinar a importância do trabalho do profissional psicopedagogo no sistema de ensino e nas escolas e clínicas dos municípios da Região de Osvaldo Cruz, frente aos grandes desafios que são apresentados para a concretização da qualidade da educação básica, concernentes não somente ao acesso, mas, principalmente, na qualidade da permanência e da continuidade dos alunos na escola.
OBJETIVOS E PERFIL
OBJETIVOS GERAIS
• Promover conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia priorizando dois enfoques, clínico e institucional, capacitando o profissional/aluno para atuar com postura investigativa, crítica e reflexiva sobre o papel da Psicopedagogia nos diversos contextos sociais;
• Preparar o psicopedagogo dentro do enfoque preventivo, ou seja, em um trabalho direcionado para as condições de aprendizagem. Assim, está voltado para uma linha preventiva, contando com disciplinas que estudam o ato de aprender e os tipos de dificuldades de aprendizagem que podem ocorrer durante todo o processo ensino-aprendizagem da criança e do adolescente. A preocupação central é levar o profissional a compreender o processo do aprender, atentando à relação professor x aluno ou psicopedagogo x criança, conhecendo os recursos que podem propiciar o uso da capacidade.
O cumprimento desses objetivos se faz mediante os seguintes compromissos específicos:
Objetivos específicos para o campo Institucional
• Ampliar a visão do processo de aprendizagem do profissional de Psicopedagogia, reconhecendo a interferência de variáveis sociais, familiares e escolares;
• Produzir conhecimentos que contribuam para a melhoria da qualidade de educação, entendida esta qualidade como inerente à democratização da educação, a superação de todas as formas de exclusão, em conhecer e estudar as características da aprendizagem humana, reconhecendo que o sujeito que aprende tem sua história pessoal e seu modo de aprender e que, portanto tem suas necessidades, dificuldades e limites.
Objetivos específicos para o campo Clínico
• Desenvolver competências e habilidades no aluno, preparando-o para trabalhar na identificação, análise, e na elaboração de uma metodologia de diagnóstico e de intervenção/orientação (individual, grupal, familiar e dos profissionais envolvidos) nas questões que envolvem a aprendizagem humana;
• Capacitar profissionais para atuação no campo terapêutico e clínico, mediante o conhecimento das teorias e dos instrumentos atualizados que servirão para:
• Planejar e acompanhar o processo de aprendizagem;
• Desenvolver atividades supervisionadas de intervenção em escolas credenciadas para a realização do Estágio Supervisionado.
Público-Alvo
O público-alvo do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Psicopedagogia Institucional e Clínica é composto por profissionais Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psiquiatras, Neurologistas, e demais profissionais da área da saúde e da educação.
Estes profissionais poderão ampliar o seu conhecimento para terem uma atuação aperfeiçoada favorecendo o acesso a funções técnico-pedagógicas na educação básica configurando-se como agentes educativos no coletivo de professores. Terão, por conseguinte, a oportunidade de exercerem, como especialistas, atividades docentes no ensino superior.
Quanto às habilidades que se pretende oferecer aos egressos salientam-se:
• O ensino visando à aprendizagem do aluno;
• O acolhimento e o trato da diversidade; bem como desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe;
• Aprimoramento em práticas investigativas;
• Elaboração e a execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares;
• Uso de tecnologias da informação e da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores.
Para o alcance dos objetivos do curso, algumas características profissionais são exigidas como competência referente:
• À compreensão do papel social da escola;
• Ao domínio dos conteúdos a serem socializados, de seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar;
• Ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica.
INFORMAÇÕES
CONDIÇÕES ESPECIAIS:
Condições especiais para ex-alunos e grupos formados por prefeituras ou escolas
VALORES:
MATRÍCULA: R$ 180,00 (50% de DESCONTO até 31 de OUTUBRO de 2024)
MENSALIDADES: R$ 390,00 (21 PARCELAS – 5º dia útil de cada mês – 1º Pagamento em DEZEMBRO) Ou até 25 x R$ 328,00
INÍCIO DAS AULAS: 09 de NOVEMBRO de 2024
REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA:
Ser diplomado em qualquer Curso de Nível Superior
DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A MATRÍCULA:
Diploma ou Certificado do Curso Superior (original ou cópia autenticada),
Histórico do Curso Superior, RG, CPF, Título Eleitoral, Certidão de Nascimento/Casamento, Certificado Militar (Homens) e 02 fotos 3×4.
Corpo Docente
Grade Curricular
Fomando Psicopedagogos com formação Institucional e Clínica desde 2009!
Aulas aos Sábados, 2 a 3 por mês, das 8 às 16 horas.
INÍCIO DAS AULAS: 09 de NOVEMBRO de 2024
Carga horária: 604h/a
Duração do curso: 21 Meses
Módulo I – ÊNFASE INSTITUCIONAL | C / H |
---|---|
Fundamentos da Psicopedagogia Institucional | 24h/a |
Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Institucional | 24h/a |
Psicologia do Desenvolvimento da Criança | 24h/a |
A Psicopedagogia e a Aprendizagem das Ciências Matemáticas | 24h/a |
Didática Voltada ao Ensino da Criança | 16h/a |
Dificuldades de Aprendizagem e Fracasso Escolar | 16h/a |
A Avaliação Psicopedagógica Institucional | 16h/a |
TOTAL | 144h/a |
Módulo II – ÊNFASE CLÍNICA | C / H |
---|---|
Fundamentos da Psicopedagogia Clínica | 24h/a |
Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Clínica | 24h/a |
A Avaliação Psicopedagógica Clínica | 24h/a |
Psicomotricidade | 24h/a |
Ética e Políticas Públicas em Saúde e Educação | 24h/a |
Psicopatologia e Dificuldades de Aprendizagem | 16h/a |
Distúrbios da Linguagem, Leitura e Escrita | 24h/a |
TOTAL | 168h/a |
Módulo III – DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO | C / H |
---|---|
Didática do Ensino Superior | 24h/a |
Fundamentos da Organização da Escola Brasileira | 24h/a |
Metodologia da Pesquisa Científica | 24h/a |
TOTAL | 72h/a |
TOTAL | C / H |
---|---|
TOTAL (Módulo I + Módulo II + Módulo III) C/H | 384h/a |
Estágio Supervisionado - Área Institucional | 110h/a |
Estágio Supervisionado - Área Clínica | 110h/a |
TOTAL GERAL | 604h/a |