Pós-Graduação em Psicopedagogia começa na semana que vem
Faculdade recebe últimos interessados
Começa no sábado, dia 25 de abril, a nova turma de Pós-Graduação “Lato-Sensu” em Psicopedagogia Institucional e Clínica da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz. O curso, mantido em alto nível pela Instituição há quase 12 anos, tem oferecido a diversos profissionais o acesso a conhecimentos e reflexões sobre o processo de aprendizagem na educação básica.
A Especialização tem duração de 18 meses e abordará temas diversificados como a Psicopatologia e as Dificuldades de Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento da Criança, Fundamentos da Psicopedagogia Institucional e da Psicopedagogia Clínica, A Psicopedagogia e a Aprendizagem da Matemática, Psicomotricidade, Distúrbios da Linguagem, Leitura e Escrita, Avaliação Psicopedagógica Clínica, dentre outros.
Ainda há vagas disponíveis. A Instituição está oferecendo condições especiais para ex-alunos concluintes de graduação e de pós-graduação e funcionários públicos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3528-4706, pelo site www.reges.com.br/osvaldocruz ou diretamente na secretaria da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz, na Rua Chile, 501, Bairro Jardim das Bandeiras.
A Psicopedagogia
O termo ‘dificuldade de aprendizagem’ começou a ser usado na década de 60 e até hoje – na maioria das vezes – é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula ou ‘espírito bagunceiro’ das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem pode se referir a um distúrbio, que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais, que podem afetar qualquer área do desempenho escolar.
Na maioria dos casos é o professor o primeiro a identificar que a criança está com alguma dificuldade, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao desenvolvimento e ao comportamento da criança.
Por conta da atenção crescente a questões como esta, diversos profissionais da área de educação estão buscando se capacitar para melhor tratar os distúrbios ou situações especiais de dificuldade de aprendizagem. Mesmo porque a Psicopedagogia – ciência que estuda distúrbios de aprendizagem – capacita o profissional a atender crianças ou adolescentes com este problema, seja na sua prevenção, diagnóstico, tratamento clínico ou institucional.
Oportunidades de trabalho cada vez mais evidentes vem atraindo mais profissionais para esta área, sejam eles formados em pedagogia, psicologia, ou em outras graduações afins. O psicopedagogo poderá atuar tanto em escolas e empresas (psicopedagogia institucional) como em clínicas (psicopedagogia clínica).
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Ass. de Imprensa
Agência Pensare
Eduardo Ross
Jornalista Responsável