Duração
8 semestres
Presencial
Noturno
COORDENADOR(A)
Prof. Me. Rodrigo Fernandes
Vestibular
VestibularOBJETIVOS:
O Curso de Administração, com Ênfase em Gestão de Negócios, além da formação básica exigida para o Administrador que atuará nas diversas organizações, cuja configuração tende para as novas estruturas empresariais, dará ênfase especial à ação empreendedora.
O curso se encaminhará principalmente para a sensibilização da habilidade de liderança e para todas as etapas da administração estratégica. Seu diferencial será a preparação dos alunos para a criação de novos negócios, bem como para o planejamento, implantação e administração de micro, pequenas e médias organizações.
A atenção em novas oportunidades e as estratégias para atendimento das exigências do mercado constituem dimensões também trabalhadas nos conteúdos de disciplinas, principalmente aquelas localizadas nas séries terminais do curso. As questões de globalização e de internacionalização são objeto de especial ênfase, em nível de procedimentos, de tecnologias e demais aspectos relacionados à gestão dos negócios.
O curso volta-se para o desenvolvimento da capacidade de empreender. Nesse contexto, entendemos empreender como um conjunto de características pessoais que permitem aos indivíduos integrar-se ao sistema social e produtivo através da criação de seu próprio negócio.
O curso de Administração engloba um conjunto de disciplinas de diferentes conteúdos, envolvendo principalmente conhecimentos de teorias da administração, marketing, administração financeira, contabilidade gerencial, tecnologias da informação, economia, sociologia, estratégia empresarial e política de negócios. De cada uma dessas disciplinas, além do ensino das teorias, dos conceitos fundamentais e das técnicas de pesquisa e de aplicação, merece ênfase aqueles conhecimentos que, de uma forma ou de outra, estão relacionados com pequenos negócios. Por exemplo, a partir dos conhecimentos de matemática desenvolvidos no curso básico, chega-se à matemática financeira, ou seja, aquela que interessa diretamente aos negócios. Os conceitos de estatística devem ser entendidos e aplicados em torno do processo de tomada de decisões, planejamento empresarial e pesquisa de mercado. As teorias administrativas são mostradas dentro de um enfoque histórico, destacando o valor dos empreendedores como agentes de mudança e o papel das pequenas empresas nos vários momentos da evolução econômica e social. A psicologia tem papel fundamental no autoconhecimento e, portanto, na identificação dos aspectos de personalidade que são mais favoráveis na criação e desenvolvimento dos negócios. Além disso, permeia todas as atividades que envolvem o relacionamento humano e de uma maneira especial as relações profissionais. A economia permite compreender o cenário maior onde os negócios acontecem, revelando as leis que conduzem a produção e distribuição dos bens e serviços. A sociologia enfatiza os aspectos estruturais e o enquadramento do Homem às mudanças, permitindo uma melhor compreensão da função dos negócios no desenvolvimento social, adentrando os aspectos culturais e históricos. O direito vai conscientizar a dimensão jurídica das empresas, revelando direitos e deveres das pessoas físicas e jurídicas, concentrando-se nas questões trabalhistas e fiscais. As ciências políticas entrarão na questão do poder como uma dimensão fundamental, desde a mais simples relação social até as mais complexas relações entre as nações. O estudo de línguas constitui se em ferramenta estratégica básica tanto no que se refere ao uso da tecnologia como na ampliação de mercados além de nossas fronteiras.
O profissional formado estará, em princípio, habilitado para atuar em qualquer atividade produtiva ou de prestação de serviços, seja ela do ramo químico, psicológico, construção civil, comércio varejista, hospitais ou escritório de advocacia. Seu universo de atuação é ilimitado. Tudo dependerá de fatores estruturais, conjunturais e mesmo de preferências pessoais. Em princípio deverá estar habilitado à atuar de forma bastante aberta tanto em termos de geografia, em termos de abrangência de seu negócio como em termo de natureza de produto ou de serviço.
O setor de pequenos negócios é heterogêneo e apresenta-se hoje em dia predominantemente de maneira informal. Existe um total falta de correspondência entre as necessidades dos pequenos negócios e os sistemas tradicionais de informação. Não há dúvida de que um dos maiores desafios da economia, hoje, é encontrar maneiras de fomentar, com eficácia, o setor das pequenas empresas. Dentro deste contexto a habilitação em gestão de negócios tem como objetivo principal a formação de novos diretores/proprietários e a atualização profissional e reciclagem daqueles empreendedores já instalados.
Cabe ressaltar que esta educação de líderes engloba necessariamente a expansão, nos estudantes, tanto de sua consciência quanto de seus conhecimentos sobre as oportunidades que os pequenos negócios abrem para eles mesmos. Sem dúvida uma parcela cada vez mais significativa de nossos jovens estudantes têm a percepção clara de que a tendência da moderna economia aponta para uma mudança profunda na estrutura empresarial de maneira que o modelo do executivo bem sucedido que atua nas grandes empresas vem sendo substituído pelo jovem empresário de pequenos negócios.
Portanto o curso não se restringe apenas ao ensino e à pesquisa de métodos e técnicas de criação de novos negócios.
PERFIL
- Conhecimento sólido das modernas teorias da administração científica com uma visão sistêmica das organizações;
- Conhecimento humanístico, embalado nas modernas teorias das ciências sociais e da psicologia, desenvolvendo habilidade para atuar nas relações interpessoais;
- Conhecimento e habilidade na utilização de recursos da tecnologia da informática nos diversos segmentos das organizações;
- Conhecimento e habilidade na utilização da metodologia do planejamento estratégico e em gestão de negócios;
- Conhecimento de técnicas e conceitos de auditoria como instrumento administrativo de controle interno;
- Conhecimento de temas sócio-político-econômicos atuais relacionados a transformações ocorridas nas organizações. Capacidade de diagnóstico e adaptação as mudanças;
- Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, fazendo diagnósticos, antecipando e promovendo transformações;
- Capacidade de operar com valores e formulações matemáticas; raciocínio lógico, crítico e analítico desenvolvidos;
- Capacidade de compreensão do todo, de modo integrado e sistêmico, bem como suas relações com o mundo exterior;
- Habilidade e competência na expressão oral e escrita;
- Desenvolvimento da inteligência emocional, demonstrando atitudes flexíveis e de adaptação a terceiros em situações adversas; capacidade de estabelecer comunicação interpessoal de negociação e de trabalho em equipe;
- Capacidade de liderança na tomada de decisões, sabendo atuar de forma interativa em prol de objetivos comuns;
- Capacidade de discutir e aplicar conceitos e técnicas de administração no contexto de pequenas e médias empresas;
- Capacidade de compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional.
O profissional a ser formado precisa de um profundo conhecimento das técnicas de gestão, devendo ser capaz de usar os dados financeiros e econômicos para exercer julgamento, avaliar riscos e tomar decisões de negócios. Deve, portanto, ser capaz de estabelecer uma compreensão sistêmica e estratégica, com uma visão do todo, de modo integrado e relacionado com o meio ambiente externo.
Ao final, pretende-se que o egresso do curso seja dotado das seguintes características básicas:
- Possuidor de valores de responsabilidade social e ética profissional;
- Formação humanística, que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual está inserido, bem como a tomar decisões eficazes num mundo diversificado e em constante evolução;
- Visão global, para entender de maneira ampla e plena o contexto no qual a organização está inserida;
- Formação técnica e científica, que o habilite a atuar na administração das organizações, bem como a desenvolver atividades específicas da prática profissional;
- Capacidade de atuar de maneira integrada nos diversos níveis da estrutura organizacional a cada momento diferente;
- Capacidade de compreender as necessidades de aperfeiçoamento profissional constante;
- Autoconfiança para desempenhar as suas funções de maneira efetiva;
- Capacidade de expressar-se com clareza e de modo crítico e criativo;
- Capacidade de utilização de raciocínio lógico, crítico e criativo;
- Liderança e capacidade para lidar com pessoas de maneira efetiva;
- Capacidade para utilizar da melhor forma possível os recursos financeiros, materiais e computacionais;
- Compreensão da administração de maneira sistêmica, integrada e estratégica, bem como suas relações com o meio ambiente;
- Visão holística, de maneira a enxergar o todo, bem como integrar o ambiente interno e o externo;
- Iniciativa, rapidez e flexibilidade na tomada de decisões;
- Capacidade de propor modelos de gestão inovadores;
- Capacidade de planejamento e desenvolvimento da própria carreira profissional;
- Capacidade para conciliar sua função de especialista com uma visão generalista que o possibilite entender a administração da organização como um todo;
- Capacidade empreendedora, tanto internamente à organização quanto externamente;
- Capacidade para avaliar, superar e redefinir paradigmas existentes no ambiente no qual está inserido.
Fundamentação Legal
AUTORIZAÇÃO
Documento: Portaria MEC
Nº Documento: 1.298 de 23/08/2000
Data de publicação: 24/08/2000
Nº Parecer / Despacho: 734/2000 CNE
Data Parecer / Despacho: 08/08/2000
RECONHECIMENTO
Documento: Portaria MEC
Nº Documento: 4.347 de 13/12/2005
Data de Publicação: 14/12/2005
Nº Parecer / Despacho: 2.027/2005 SESu
Corpo Docente
O corpo docente do Curso de Administração da Faculdade de Reges de Osvaldo Cruz é constituído por 18 professores, sendo 3 especialistas e 12 mestres e 2 doutores.
Nome | Qualificação |
---|---|
Adalton Takaiti Matuoka | Mestre |
Alessandro Portari | Especialista |
Aline Bezerra da Silva | Mestra |
Aracelis Gois Morales Rigoldi | Doutora |
Denise Morais Lourenço | Mestra |
Dercilio Volpe Junior | Mestre |
Eder Aparecido de Sousa | Mestre |
Everton Henrique Gonçales Cardoso | Doutor |
Leonardo Oliveira Buturi | Mestre |
Luiz Carlos Galvani | Especialista |
Marcelo Aparecido Decurcio | Mestre |
Maria Cecília Palácio Soares | Mestra |
Maria Lucia Ribeiro da Costa | Mestra |
Marisa Finotti Guarnieri | Mestra |
Marco Antonio Gusmão | Mestre |
Rodrigo Fernandes | Mestre |
Simone Confortini Correia | Especialista |
Suely Tolentino Prado de Andrade | Mestra |
Grade Curricular
Estrutura Curricular – Curso de Administração – 2024
1º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Direito I | 30 |
Economia Aplicada aos Negócios I | 30 |
Filosofia e Ética Empresarial | 30 |
Gestão de Negócios I | 30 |
Contabilidade I | 30 |
Matemática Comercial e Financeira I | 30 |
Evolução do Pensamento Administrativo I | 30 |
Comunicação Empresarial I | 30 |
Psicologia Organizacional I | 30 |
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócios I | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
2º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Direito II | 30 |
Economia Aplicada aos Negócios II | 30 |
Marketing Pessoal | 30 |
Gestão de Negócios II | 30 |
Contabilidade II | 30 |
Matemática Comercial e Financeira II | 30 |
Evolução do Pensamento Administrativo II | 30 |
Comunicação Empresarial II | 30 |
Psicologia Organizacional II | 30 |
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócios II | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
3º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Estatística Empresarial I | 30 |
Sociologia e Governança Corporativa I | 30 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa I | 30 |
Finanças Corporativas I | 30 |
Gestão de Pessoas I | 30 |
Contabilidade III | 30 |
Gestão de Custos I | 30 |
Sistemas de Informações Mercadológicas I | 30 |
Práticas Gerenciais e Empresariais I | 30 |
Gestão da Tecnologia da Informação I | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
4º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Estatística Empresarial II | 30 |
Sociologia e Governança Corporativa II | 30 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa II | 30 |
Finanças Corporativas II | 30 |
Gestão de Pessoas II | 30 |
Contabilidade IV | 30 |
Gestão de Custos II | 30 |
Sistemas de Informações Mercadológicas II | 30 |
Práticas Gerenciais e Empresariais II | 30 |
Gestão da Tecnologia da Informação II | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
5º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Marketing I | 30 |
Organização, Sistemas e Métodos I | 30 |
Gestão de Pessoas III | 30 |
Cultura Organizacional | 30 |
Análise de Investimentos e Mercado de Capitais I | 30 |
Finanças Corporativas III | 30 |
Gestão da Qualidade e da Produtividade I | 30 |
Administração de Materiais e Logística I | 30 |
Administração de Canais de Distribuição I | 30 |
Business Game I | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
6º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Marketing II | 30 |
Organização, Sistemas e Métodos II | 30 |
Gestão de Pessoas IV | 30 |
Negociação e Solução de Conflitos | 30 |
Análise de Investimentos e Mercado de Capitais II | 30 |
Finanças Corporativas IV | 30 |
Gestão da Qualidade e da Produtividade II | 30 |
Administração de Materiais e Logística II | 30 |
Administração de Canais de Distribuição II | 30 |
Business Game II | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
7º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Marketing III | 30 |
Finanças Corporativas V | 30 |
Gestão de Pessoas V | 30 |
Administração da Produção e Operações I | 30 |
Administração Estratégica I | 30 |
Gestão de Serviços Profissionais I | 30 |
Gestão Pública I | 30 |
Tecnologias da Administração I | 30 |
Internacionalização de Negócios I | 30 |
Tópicos Avançados em Administração I | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
8º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Marketing IV | 30 |
Finanças Corporativas VI | 30 |
Gestão de Pessoas IV | 30 |
Administração da Produção e Operações II | 30 |
Administração Estratégica II | 30 |
Gestão de Serviços Profissionais II | 30 |
Gestão Pública II | 30 |
Tecnologias da Administração II | 30 |
Internacionalização de Negócios II | 30 |
Tópicos Avançados em Administração II | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
TOTAL | C/H |
---|---|
CARGA HORÁRIA | 2400 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 300 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 300 |
CARGA HORÁRIA TOTAL: | 3000 |
Optativa (Libras) | 60 |