Começa a Semana de Educação e Linguagem da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz

Começa a Semana de Educação e Linguagem da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz

A Faculdade Reges de Osvaldo Cruz promove a partir de segunda-feira, 17, um encontro para educadores, alunos, professores e profissionais da educação. Com o tema “Vivendo Numa Sociedade Aprendente: Desafios e Possibilidades”, o evento deverá reunir quase 300 pessoas em cada uma das noites, com programação que varia entre palestras, apresentações musicais e de teatro, minicursos e uma mesa redonda entre especialistas em educação.

A XIII Semana de Educação e Linguagem, que acontece até sexta-feira, 21, é voltada para os alunos de letras e pedagogia da instituição e também para toda a comunidade interessada no assunto.

A Faculdade REGES de Osvaldo Cruz trará palestrantes com amplo conhecimento no assunto. Como a Semana de Educação e Linguagem envolverá os cursos de Letras e Pedagogia, a instituição dividirá as atividades de cada uma destas áreas durante algumas noites do evento.

Tradicionalmente, diversas Secretarias de Educação da Região enviam representantes para participar do evento. Para a Drª. Wanda Darin Miotto, atividades como a XIII Semana de Educação e Linguagem intensificam o relacionamento entre profissionais e a comunidade.

“Pretendemos ter uma linha direta com as Secretarias de Ensino. Este é um evento de muita relevância para os profissionais da área. Com certeza será uma forma de integrar a comunidade ao meio acadêmico”, finaliza Wanda.

As inscrições podem ser feitas na secretaria da faculdade das 8h às 22h. O valor é de R$ 50,00 para alunos e ex-alunos e R$ 60,00 para a comunidade. Terá direito ao certificado quem cumprir pelo menos 75% de presença.

Programação.

O consultor e professor MSc. Jamar Monteiro, da Universidade Bandeirantes de São Paulo, abrirá a semana falando sobre “FELICIDADE: como construí-la na relação entre professor e aluno”, após uma apresentação musical de dois alunos da faculdade, André e Thiago, a partir das 19h10.

No dia seguinte, na terça-feira, 18, a professora coordenadora de Oficinas Pedagógicas, da Diretoria de Ensino de Tupã, Profª. Esp. Valéria Henrique Nogueira Carvalho, irá tratar sobre “Currículo e Avaliação: um possível diálogo a partir de competências e habilidades”.

Na quarta-feira, 19, o Prof. Dr. Odilon Helou Fleury Curado falará ao curso de Letras sobre “O Gênero textual escrito e o pensamento crítico-reflexivo”. Já os alunos de Pedagogia poderão escolher entre dez minicursos diferentes, que irão tratar desde as habilidades do professor em sala de aula até o uso de ferramentas lúdicas e tecnológicas.

Após as 20h, é a vez dos alunos de Letras participarem de um dos seis minicursos disponíveis, enquanto os alunos de pedagogia poderão participar de uma mesa redonda entre as professoras Drª. Wanda Darin Miotto, MSc. Marisa Finotti Guarnieri e MSc. Vanessa Gonçalves Silva, todas docentes da Faculdade REGES de Osvaldo Cruz. Elas irão tratar sobre “A constituição do ‘ser’ professor e as especificidades do trabalho docente”.

Na quinta-feira, 20, entra em cena a Cia. Fábrica de Sonhos, de São José do Rio Preto-SP, para apresentar o espetáculo “Memórias de um Sargento de Milícias”, baseado na obra de Manuel Antonio de Almeida.

No último dia do evento, os alunos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade irão apresentar seus trabalhos acadêmicos, sejam eles artigos científicos ou pesquisas de monografia.