Com novas políticas de inclusão, psicopedagogo se torna fundamental para escolas e empresas

Com novas políticas de inclusão, psicopedagogo se torna fundamental para escolas e empresas

psicopedagogoPrefeituras começam a abrir concurso em busca destes profissionais

     A Psicopedagogia vem ganhando ano a ano cada vez mais espaço entre as discussões que envolvem os novos desafios da educação. Isto porque cabe a estes profissionais atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico ou institucional.

     As oportunidades de trabalho vem atraindo mais profissionais para esta área, sejam eles formados em pedagogia, psicologia, ou em outras graduações. O psicopedagogo poderá atuar tanto em escolas e empresas (psicopedagogia institucional) ou em clínicas (psicopedagogia clínica).

     Ele pode, por exemplo, apoiar o trabalho do professor, colaborando no desenvolvimento de estratégias para potencializar a aprendizagem de alunos em defasagem idade-série ou daqueles que possuem deficiência.

     Mesmo porque a necessidade da inclusão está mexendo com os papéis e espaços dos profissionais no ambiente escolar. A partir do momento em que a escola se torna um território que acolhe a diversidade, incluindo alunos de distintas origens sociais, econômicas e culturais, além dos alunos com necessidades educacionais especiais, passa a ser necessária uma equipe capaz de lidar e articular as diferenças em prol da aprendizagem.

     É justamente nesse contexto de ampliação a respeito do papel da escola que profissionais de áreas afins à educação têm se inserido nas equipes destas instituições – especialmente os psicopedagogos e fonoaudiólogos, onde o objetivo central é promover a aprendizagem.

     Em paralelo, secretarias municipais e estaduais de educação começam a abrir vagas para psicopedagogos nos concursos públicos. É o caso das prefeituras de Ourinhos (SP) e Itaberaí (GO), e da Secretaria de Educação de Rondônia, por exemplo, que abriu 111 vagas para esses profissionais.

     Estes são apenas alguns dos motivos que tem levado novos alunos à Faculdade Reges de Osvaldo Cruz em busca da Pós-Graduação “Lato-Sensu” em Psicopedagogia Institucional e Clínica. A proposta do curso é promover o acesso a conhecimentos e reflexões sobre o processo de aprendizagem na educação básica, desde a solução dos problemas à superação da qualidade aprendizagem.

     A especialização tem duração de 18 meses e aborda temas diversificados como a Psicopatologia e as dificuldades de aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento, Didática do Ensino Superior dentre outros.

     “O trabalho do psicopedagogo no sistema de ensino e clínicas da Região é muito importante. Temos grandes desafios para a concretização da qualidade da educação básica, concernentes não somente ao acesso, mas, principalmente, na qualidade da permanência e da continuidade dos alunos na escola”, ressaltou o professor Jayme Gonzaga, diretor da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz.

     A Instituição está realizando matrículas de pessoas interessadas em começar a pós-graduação ainda neste ano. Até o final de março está promovendo desconto de 50% nas taxas destas matrículas. O curso tem previsão de início para maio. Também há condições especiais para alunos concluintes de graduação, ex-alunos e funcionários públicos.

     Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3528-4706, pelo site www.reges.com.br/osvaldocruz ou diretamente na secretaria da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz, na Rua Chile, 501, Bairro Jardim das Bandeiras.