Atendimento em Educação Inclusiva cresce 45% em SP, mas ainda carece de profissionais capacitados

Atendimento em Educação Inclusiva cresce 45% em SP, mas ainda carece de profissionais capacitados

FotoNoticia17-03-2014Curso de pós-graduação em Libras e Educação Inclusiva começa em abril

     As redes municipais e rede estadual de ensino têm buscado expandir o atendimento a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

     Segundo dados da Secretaria Estadual de Educação, atualmente estão matriculados em classes comuns da rede estadual mais de 62 mil alunos com algum tipo de deficiência, com a disponibilidade de cerca de 1.770 salas de recursos para atendimento a estes alunos, número 45% maior que no ano passado, quando eram disponibilizadas 1.214 unidades.

     A necessidade cada vez maior de professores e profissionais capacitados para lidar com alunos que possuem necessidades especiais tende a ampliar as oportunidades nesta área. Tanto que na região da Alta Paulista, por exemplo, ainda há um déficit grande de profissionais capacitados a lidar com este novo desafio.

     Tendo como meta auxiliar na preparação de profissionais para o atendimento a esta demanda, a Faculdade Reges de Osvaldo Cruz oferece o curso de Pós-graduação “Lato Sensu” em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e Educação Inclusiva, que está com matrículas abertas e deve iniciar suas aulas em 26 de abril.

     O curso tem o objetivo de preparar, capacitar e habilitar profissionais através de conhecimentos teóricos e práticos, para a educação de surdos e de alunos com necessidades especiais, inclusive orientando estes profissionais quanto ao encaminhamento de casos, quando necessário.

     “Nosso objetivo é que o aluno deste curso possa refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais visando sua plena cidadania. Seguindo este caminho, percebemos que na região existe uma grande procura por profissionais capacitados tanto tecnicamente quanto emocionalmente para desempenhar este trabalho”, revelou o diretor da Instituição, professor Jayme Gonzaga.

     O curso é voltado a profissionais licenciados ou bacharéis, professores, dirigentes, profissionais da saúde, psicólogos ou qualquer profissional que tenha interesse em atuar na educação do surdo e estudar as áreas ligadas à Educação Especial e Inclusiva. Sua duração será de 18 meses.

     Os alunos terão a oportunidade de conhecer desde os Aspectos Biológicos da Surdez até a Introdução, Prática, Tradução e Interpretação em LIBRAS, além de outras disciplinas relacionadas quase que exclusivamente à Língua Brasileira de Sinais.

     Os alunos ainda terão acesso a disciplinas que tratam da Teoria e Prática de Ensino na Educação Especial e Inclusiva quanto à Deficiência Auditiva, Surdocegueira e Deficiências Múltiplas, Deficiência Visual, Física e Intelectual dentre outras disciplinas ligadas às áreas que formam a base do curso.

     Alunos e ex-alunos da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz, assim como funcionários de associações, como as APAEs, professores das redes municipais e estadual de educação, terão direito a desconto especial na mensalidade.

     Mais informações podem ser obtidas através do telefone (18) 3528-4706 ou na Secretaria da Faculdade, na Rua Chile, 501, Bairro Jardim das Bandeiras, em Osvaldo Cruz.

Mais informações:

Ass. de Imprensa

Agência Pensare
Eduardo Ross
Jornalista Responsável