Ao integrar educação e diversão, 5ª Semana Temática surpreende alunos do Ensino Médio
Evento promovido pela Faculdade Reges de Osvaldo Cruz vai receber mais de 700 estudantes até quinta-feira, 24.
Aproximar os alunos do ensino médio e ensino superior e promover a integração entre a Faculdade e estudantes da Região são só alguns dos objetivos da V Semana Temática da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz. O evento, realizado a partir desta segunda-feira, 21, e que segue até quinta-feira, 24, deve reunir mais de 700 estudantes de toda a Região.
Alunos do ensino médio de Osvaldo Cruz, Iacri, Parapuã e outras quatro cidades, são convidados a irem até a Faculdade. Ali, são recepcionados pela direção, coordenação e pelos próprios alunos da Instituição, sendo depois levados para conferir as atrações, que envolvem apresentações teatrais, dança, música, exposição de maquetes que ilustram o funcionamento de empresas, banners que são interpretados por alunos e que trazem temas importantes da administração de empresas e apresentação de projetos de novos negócios.
“É uma oportunidade para estes estudantes conhecerem o perfil dos cursos que temos aqui”, revela a coordenadora do curso de Pedagogia, professora doutora Wanda Darin Miotto.
Realizado pelo quinto ano consecutivo, o evento já reuniu ao todo por volta de três mil pessoas, considerando-se todas as suas edições. Mas, para a coordenadora do curso de Letras, professora mestre Marisa Finotti Guarnieri, o interesse das escolas e alunos do ensino médio pelo evento cresce a cada ano.
“A gente percebe que a cada ano cresce a importância deste evento, justamente por conta da conscientização dos estudantes promovida nestas escolas de ensino médio participantes. É uma forma até de promovermos uma orientação profissional”, endossou a professora.
Integração
Dizer que o evento é promovido pela Faculdade como um todo não é mera força de expressão. Alunos, professores e funcionários se integram de forma intensa para que tudo dê certo no final. Mas a parte mais importante da Semana Temática, como o preparo das atrações e recepção dos visitantes, fica por conta dos universitários, sempre orientados por seus professores e coordenadoras de curso.
Para a coordenadora do curso de Administração, Professora mestre Flávia Rover Leão, além de lúdico, o evento também colabora para a prática pedagógica.
“Este trabalho que é desenvolvido não é importante só para quem está nos visitando, mas também para os nossos alunos. Os universitários aprendem a realizar uma boa comunicação e a mostrar o que aprendem e desenvolvem na Faculdade. Esta semana temática vai além da aprendizagem, conhecimento e diversão”, afirma a professora.
Exemplo disso foi a tarefa desenvolvida pelo grupo das alunas Natalia Zafred e Ellen Tozelli, do terceiro semestre de Administração. Os alunos tiveram que visitar em loco uma indústria da cidade para poder desenvolver uma maquete que representasse sua estrutura e funcionamento.
“Pudemos conhecer todo o trabalho da empresa, desde o trabalho sobre a matéria-prima até a logística final. Foi importante porque pudemos compreender na prática toda a teoria que aprendemos na Faculdade. O mais interessante é ver a curiosidade que os visitantes demonstram ao visualizar as empresas representadas pelas maquetes”, contam.
Visitantes
Por fim, alunos que nunca tiveram contato com o ensino superior, comentaram o envolvimento com a Semana Temática da Faculdade.
“Eu gostei. As apresentações são bem dinâmicas e fomos muito bem recebidos. Isso ajuda também a escolher a Faculdade onde iremos estudar. Tivemos uma noção melhor de como são os cursos, as matérias a serem estudadas. Os temas de recursos humanos e LIBRAS foram os que mais chamaram a atenção”, contaram Patrick Mikael e Karen Abinaara, alunos da ETEC Amin Jundi de Osvaldo Cruz.