rede gonzaga de ensino superior reges
A REGES – Rede Gonzaga de Ensino Superior é a rede de instituições de ensino que tem como objetivo transformar as realidades locais em seus aspectos tecnológicos, sociais, econômicos, culturais e políticos. Destaca-se o espírito pioneiro e empreendedor. São Instituições de Ensino que oferecem à mais de 5 mil alunos cursos nas áreas humanas e exatas avaliados com conceitos máximos pelo MEC na qualidade de ensino. Todas as instituições de ensino da REGES somam no Brasil mais de 400 mil m2 de construção; mais de 250 professores doutores, mestres e especialistas; bibliotecas físicas e virtuais com mais de 100 mil volumes; modernos laboratórios de informática em rede; salas de aulas confortáveis.
mantenedores
Prof. José Gonzaga da Silva Neto
Presidente
Profª. Drª. Lúcia Helena de Sousa Gonzaga
Vice-Presidente
dirigentes e técnicos docentes da faculdade reges de OSVALDO CRUZ, assessores e servidores
Prof. Me. Jayme Gonzaga da Silva Filho
Diretor Acadêmico
Silvânia dos Santos Francelino
Secretária
Prof. Dr. José Leite da Silva Neto
Coordenador do Curso de Direito
Profa. Dra. Valéria Leite
Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito
Profa. Ma. Denise Moraes Lourenço
Coordenadora do Curso de Pedagogia
Prof. Me. Rodrigo Fernandes
Coordenador do Curso de Administração.
Profa. Ma. Maria Lúcia Ribeiro da Costa
Coordenadora do curso de Ciências Contábeis
Nossa missão
Formar profissionais ética e tecnicamente capazes de transformar a realidade regional.
Faculdade REGES de Osvaldo Cruz
Fachada Faculdade Reges de Osvaldo Cruz – Rua Chile
A então Faculdade de Educação de Osvaldo Cruz teve autorização para iniciar suas atividades através da Portaria Ministerial nº 373 de 8 de maio de 1998, publicada no D.O.U. de 11/05/98, com a autorização do curso de Pedagogia, com 120 vagas anuais.
No mês seguinte, através da Portaria Ministerial nº 567, de 26 de junho de 1998, publicada no D.O.U. de 29/06/1998, foi autorizado o curso de Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas Literaturas, com 80 vagas. Sem prédio próprio, a Faculdade inicialmente funcionou no Colégio “Posicruz”, de agosto de 1998 a julho de 2000, quando foi concluída a construção do seu prédio próprio, com cerca de 6.000 m², junto à Rua Chile, 501, Bairro Jardim das Bandeiras, com totais condições para receber todas as suas turmas.
O curso de Administração, com ênfase em Gestão de Negócios, passou a funcionar em 2000, autorizado pela Portaria Ministerial nº 1298 de 23 de agosto de 2000, publicada no D.O.U. de 24/08/2000, com 100 vagas. Em 2004, foi criado o Centro de Pós-Graduação, o Centro de Pesquisas em Educação e o Centro de Pesquisas em Administração. Posteriormente, por decisão dos órgãos colegiados da Faculdade, decidiu-se pela implantação do Programa de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Psicopedagogia, com duração de 11 meses. Tal curso era voltado à capacitação de profissionais da área da educação para o tratamento de questões importantes relacionadas a “dificuldades de aprendizagem” no nível mais amplo possível. Neste mesmo ano, levando-se em conta demanda apresentada por Osvaldo Cruz e Região, decidiu-se pela implantação do Programa de Pós-Graduação “Lato Sensu” e M.B.A. (Master in Business Administration) em Gestão Estratégica e de Marketing. No ano de 2008, o Programa de Pós-Graduação em Psicopedagogia foi reformulado e passou a contar com disciplinas voltadas à abordagem clínica, além de disciplinas ligadas à área institucional, com programas de estágios também voltados a estas áreas. Passou a ser chamado Pós-Graduação “Lato Sensu” em Psicopedagogia Institucional e Clínica, com duração de 18 meses e cerca de 500 horas-aulas totais. Tempos depois, a carga horária superou 600 horas e a duração passou a 20 meses, deixando o Programa mais encorpado e completo. O Programa de Pós-Graduação “Lato Sensu” e M.B.A. em Gestão Estratégica e de Marketing também passou por adequações e, a partir do final de 2009, passou a se chamar Pós-Graduação “Lato Sensu” e M.B.A. em Gestão Estratégica de Negócios, mais focado em temas emergentes e importantes da área da gestão empresarial. A então Faculdade de Educação de Osvaldo Cruz (FEOCRUZ), no ano de 2011, a partir do 2º semestre, recebeu nova denominação e também passou a estar vinculada a uma nova Instituição Mantenedora, presidida também pelo Prof. José Gonzaga da Silva Neto. Assumiu a denominação Faculdade REGES de Osvaldo Cruz, mantida pela Rede Gonzaga de Ensino Superior (REGES). Em 2018 uma novidade importante: foi autorizado o Curso de Ciências Contábeis pela Portaria nº 274, de 19 de abril de 2018, publicado no D.O.U. de 23/04/2018, com 120 vagas. E, em 2019, uma outra grande novidade, muito esperada, agregou ainda mais valor: a autorização do curso de Direito, através da Portaria nº 209, publicada no D.O.U. de 30 de abril, com 100 vagas. O curso iniciou suas atividades em agosto do mesmo ano, de forma bastante festiva, com mais de 80 alunos matriculados em sua “1ª turma”, gerando grande repercussão positiva em toda a região.
Posteriormente, a partir do final de junho de 2022, após transferência de mantença, a Faculdade REGES de Osvaldo Cruz voltou a ser mantida pela Associação de Ensino Superior de Osvaldo Cruz (AESOC), entidade mantenedora original que ainda se encontrava ativa, também presidida pelo prof. José Gonzaga da Silva Neto.
Fachada Faculdade Reges de Osvaldo Cruz – Rua Chile
Fachada Faculdade Reges de Osvaldo Cruz – Rua Chile
Fachada Faculdade Reges de Osvaldo Cruz – Rua Chile
Fachada Faculdade Reges de Osvaldo Cruz – Rua Chile
Todos os cursos da FEOCRUZ, tanto na área da graduação como da pós-graduação, no que tange ao ensino, intentam ser considerados como de ponta e, para desempenhar essa vocação, propõe-se seguir um conjunto de princípios em direção à qualidade de ensino, destacados abaixo:
1º) O aluno como razão de ser da Faculdade;
2º) Capacitação intensiva e constante de seus recursos humanos, desenvolvendo modernas técnicas pedagógicas e didáticas e estimulando os seus professores a um contínuo processo de aperfeiçoamento;
3º) Desenvolvimento de cursos e técnicas pedagógicas, cabendo ao professor conhecer profundamente sua disciplina e, também, as melhores técnicas e processos para ministrá-la;
4º) Avaliação sistemática do esforço educacional, no sentido de se obter um aperfeiçoamento constante e duradouro a médio e longo prazo;
5º) Utilização permanente de técnicas qualitativas e quantitativas para a medição dos resultados obtidos;
6º) Utilização da informática como instrumento de ensino e suporte às demais atividades;
7º) Abertura para o mundo, promovendo a execução de convênios com centros de excelência universitária absorvendo as mais modernas experiências, adaptando-as à realidade regional;
8º) Investimento em instalações físicas, bibliotecas e demais instrumentos que proporcionem condições adequadas ao ensino de qualidade;
9º) Desenvolvimento de condições de reconhecimento por parte da comunidade para que seus concursos vestibulares sejam procurados por um elevado número de candidatos e, como conseqüência, seleção seja pautada pela qualidade;
10º) Busca de parcerias com empresas e instituições, procurando conscientizá-las de que a qualificação profissional começa na Escola.
O principal compromisso da Feocruz é com o aluno e, indiretamente, (com o mercado. Todas as suas ações são orientadas para a facilitação do aprendizado para a formação de profissionais com consciência crítica de suas responsabilidades, visão holística e comprometimento social e ambiental.
Busca-se a qualidade em tudo o que é feito, desde o planejamento das atividades, dos materiais de apoio, dos instrumentos de avaliação, até os procedimentos pedagógicos, dos mais complexos aos mais elementares.
A Faculdade, através de sua direção e demais profissionais, tem empreendido significativos esforços a fim de estabelecer estreitos laços e relacionamentos com a comunidade local e regional. Diversas atividades têm contribuído com o desenvolvimento, como por exemplo, a oferta sistemática de palestras, seminários e semanas de estudos, promoção de incentivos visando melhor formação e qualificação de professores, utilização plena dos recursos tecnológicos, investimentos periódicos na biblioteca, entre outros.