Qualificação valorizada no mercado de trabalho

Qualificação valorizada no mercado de trabalho

materiaqualiCarência de bons profissionais de Administração abre novas chances para estudantes e graduados

       Gestores, docentes e consultores profissionais destacam que a profissão exige um nível cada vez maior de apuração e conhecimento quanto ao cenário econômico, nacional e internacional, mas oferece maior valorização aos profissionais

       Vinculada diretamente ao desenvolvimento econômico e comercial, a Administração de Empresas vive um momento ímpar no Brasil, que desponta entre as principais economias do mundo.

       Acompanhando o salto do País, a exigência de bons gestores em Administração se tornou  peça-chave em empresas e instituições que buscam análises estratégicas e orientações capazes de contextualizar negócios sob diversas óticas – todas pertinentes às competências do administrador.

       Na região da Nova Alta Paulista a necessidade de bons profissionais também existe. O diretor-presidente da Capézio do Brasil, Walter Cavalcante, confirma a carência quanto a pessoas qualificadas no mercado.

       “A falta de capacitação acaba atingindo todos os segmentos. A maior carência é de pessoas que consigam aliar o bom administrador com as qualificações técnicas. Mesmo profissionais de bom nível técnico muitas vezes não tem a visão total de todas as engrenagens que envolvem o bom funcionamento de uma empresa. O administrador graduado tem a percepção mais ampla, e sabe que um defeito em qualquer etapa desta engrenagem pode prejudicar todo este conjunto”.

       Se, por um lado, a qualificação continuada tem seu peso, com dedicação de horas de estudos e investimento financeiro, por outro, reserva os melhores espaços e salários do mercado de trabalho. “Há carência de pessoas qualificadas. O bom profissional raramente está disponível”, completa Walter.

       Atenta a essas necessidades, a coordenadora do curso de Administração da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz, professora mestre Flávia Rover Leão, explica que a busca por uma formação de qualidade é fundamental para a construção de uma boa carreira.

       “A Faculdade REGES de Osvaldo Cruz conta com ótimo apoio pedagógico e tecnologia educacional avançada, que interage com modernas metodologias de ensino e permitem aulas com ações inovadoras. O corpo docente é altamente qualificado e preparado para atender a todos os alunos do curso”.

       A professora também concorda que uma boa formação pode ser decisiva para a contratação. Segundo Flávia, até mesmo alunos que começam o curso desempregados tem boas chances de conseguir um emprego, seja através de um estágio remunerado ou mesmo de uma contratação efetiva. O fato de ter iniciado um curso superior da área de Administração conta muito na hora da entrevista ou processo de seleção.

       “Até mesmo os graduandos aqui da faculdade já apresentam maiores chances de uma boa vaga de emprego. Este fato se deve ao bom relacionamento que temos com as empresas da cidade e região, o que permite que estejamos sempre indicando os nossos alunos. Muitos também já evoluem na carreira profissional e passam a galgar postos melhor remunerados e de maior prestígio, durante o desenvolvimento do curso. Já os graduados, que já terminaram o curso, com todo o conhecimento já adquirido, têm todas as condições de planejarem suas carreiras na busca de novas oportunidades, ou até mesmo optar pelo planejamento do crescimento profissional dentro das empresas em que já atuam”, finaliza Flávia.