Semana de Educação da REGES de Osvaldo Cruz traz à tona debates sobre a função da escola e do educador
Evento reuniu mais de 400 convidados
Um encontro voltado para o debate sobre questões fundamentais da educação. Foi com esta definição que os organizadores definiram a 14ª Semana de Educação e Linguagem da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz, que começou na última segunda-feira, 22, e se encerra nesta sexta-feira, 26.
Mais de 400 convidados – entre educadores e profissionais de toda a região, além de estudantes de Pedagogia e Letras – participaram do evento, através de palestras, minicursos e apresentações de artigos científicos.
Com o tema “Escola: espaço de ensinantes e aprendentes – Uma oficina de sonhos”, o encontro serviu para que temas importantes da educação fossem discutidos.
“Pudemos refletir sobre a escola como um espaço onde aprendemos e ensinamos constantemente. Acho que este foi nosso objetivo maior. Procuramos voltar a atenção para esta temática e trazer o foco para a escola como um local onde transformações são possíveis”, ressaltou a professora Marisa Finotti Guarnieri, coordenadora do curso de Letras.
Já para a professora Wanda Darin Miotto, coordenadora do curso de Pedagogia, o evento serviu para trazer novas esperanças para o futuro da educação.
“O professor se faz na lida. Os desafios são constantes. Dificilmente há tempo disponível para momentos de reflexão direcionados para estudos e debates. Aqui promovemos um encontro [a Semana de Educação] mais que necessário para uma autorreflexão e para fugir da mesmice e do negativismo. Sabemos que o professor merece ser melhor remunerado, que as jornadas de trabalho podem ser pesadas e que muitas reclamações da classe são justas. Mas o aluno não tem culpa disso, ele não pode esperar a situação melhorar. O momento do aluno é agora. Esta oportunidade de discutir Educação muito contribui para o surgimento de novas idéias, na busca de uma melhoria qualitativa da Educação como um todo”, disse.
O evento termina nesta sexta-feira, com apresentações de artigos científicos por parte de alunos de graduação e de pós-graduação, sob a orientação dos professores dos cursos de Pedagogia e Letras.
“Houve muito empenho de nossa parte e ficamos muito satisfeitos com o resultado do trabalho. O público compareceu em bom número e esperamos contar sempre com o apoio dos nossos alunos e egressos, além do apoio das secretarias de educação dos municípios da região, um dos principais motivos da organização do evento: fazer a ponte entre a teoria e a prática, além de gerar importantes reflexões junto aos profissionais que pretendem atuar ou já estão atuando no mercado de trabalho”, finalizou Mariza.
Ass. de Imprensa
Agência Pensare
Eduardo Ross
Jornalista Responsável