Saiba o que é importante na hora de escolher sua Faculdade

Saiba o que é importante na hora de escolher sua Faculdade

A preocupação com a qualidade de ensino é fundamental

Com o aparecimento de diversas Instituições de Ensino Superior em todo o país, sejam elas presenciais ou a distância, saber escolher qual Faculdade cursar ficou cada vez mais difícil. Hoje em dia existem Faculdades para todos os gostos, desde as que oferecem cursos de graça até aquelas de dão brindes para os candidatos ao vestibular.

Mas em meio a tanta oferta é preciso ficar atento. Cursar uma Faculdade é um investimento que o aluno faz em sua carreira e, somando-se todas as mensalidades, não é um valor que se pode jogar fora. Por isso, como qualquer investidor do mercado financeiro, que escolhe as melhores oportunidades e procura reduzir o risco de entrar numa fria, é preciso também ficar de olho quanto aos critérios que você ou seu filho levará em conta na hora de escolher o curso superior e, consequentemente, a Faculdade.

Escolher bem é o primeiro passo para a busca de uma boa formação. Cada Faculdade possui um método de ensino particular e cada uma possui o seu prestígio e determinadas características. Nem todas possuem o mesmo preço de mensalidades, claro. Até mesmo por que muitas vezes o barato sai caro. Porém, o valor da mensalidade não influi necessariamente na qualidade do ensino. A qualidade da formação oferecida pela Faculdade é o trampolim para o seu sucesso profissional.

Por isso mesmo, o primeiro quesito a ser levado em conta é a qualidade de ensino oferecida pela Instituição. Mas, para conferir se a Faculdade tem mesmo foco na qualidade do serviço prestado ao aluno, é bom ficar atento a certificações e ao desempenho obtido pela Faculdade em exames do Governo Federal, como o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes , do Ministério da Educação, antes chamado de Provão), que avalia a qualidade do conhecimento dos alunos ao final de cada curso superior.

“Existem Faculdades, por exemplo, que não participam do ENADE. Para o aluno,  isso não é bom. Ele não vai ter como verificar se a qualidade pregada pela Faculdade está sendo absorvida pelo aluno e confirmada pelo Ministério da Educação”, argumentou o diretor da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz, professor Jayme Gonzaga.

A Instituição dirigida por Jayme foi avaliada com Nota 4 pelo Ministério da Educação – cuja avaliação vai de 1 a 5 – após processo de recredenciamento realizado no início do ano e é a única da Região a atingir este feito (entre as Faculdades que possuem cursos de Administração, Letras e Pedagogia). A Reges de Osvaldo Cruz também foi uma das poucas Instituições do país a receber a certificação de qualidade do Guia do Estudante, da Editora Abril (certificado “Melhores Universidades”), que classificou os cursos de Administração e Pedagogia da Reges de Osvaldo Cruz com “três estrelas”. Para os cursos de Letras do país esta análise de padrão de qualidade ainda não é realizada.

Além da questão da qualidade de ensino, é importante se verificar se o curso é realmente reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

“Também é preciso conhecer o corpo docente, ou pelo menos ter referências sobre os mestres que irão guiar o aluno durante muitos anos. A qualificação é muito importante, portanto é preciso que se busque informações sobre a formação dos professores quanto à experiência profissional, especializações realizadas, mestrado, doutorado, dentre as possibilidades de busca de aprimoramento. Quanto maior a qualidade da formação do corpo docente, maior será a garantia de que os profissionais estão bem capacitados para atuar junto aos alunos, na busca do melhor resultado possível”, orientou Jayme.

A necessidade de investimento financeiro por parte do aluno está  presente em todas as opções quanto à Instituição a ser escolhida para seus estudos. Mesmo quando se trata de Instituição Pública, Estadual ou Federal, questões como alimentação, moradia, e transporte também precisam ser levados em conta. Muitas vezes estudar em uma Faculdade ou Universidade  pública pode ficar mais caro do que em uma particular.