Objetivos
– Geral:
O curso de Administração destina-se à formação de administradores, capacitados e qualificados ao exercício profissional, com perfil diferenciado, generalista/polivalente, com formação global e humanística forte, que seja um hábil negociador, planejador por excelência e preparado para conduzir grupos de trabalho a exercerem atividades para as organizações, orientados pelos valores morais de nossa sociedade e pela instituição, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das sociedades.
– Específicos:
O Curso se propõe, entre outros, alcançar, prioritariamente, os seguintes objetivos específicos:
– capacitar os alunos para trabalharem em organizações públicas e privadas, engajados com as transformações das estruturas sócio-econômicas;
– proporcionar aos alunos a compreensão dos processos e práticas administrativas das organizações;
– instrumentalizar os alunos para o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na área de Gestão;
– desenvolver nos alunos o domínio dos princípios e fases da administração em geral;
– desenvolver o espírito crítico e o potencial empreendedor, integrando o processo formativo com a realidade regional e nacional;
– desenvolver nos alunos o espírito de liderança e a consciência de que devem agir eticamente, com responsabilidade e cidadania;
– proporcionar uma visão sistêmica da administração geral no âmbito da realidade social, no âmbito local, regional, nacional e mundial;
– formar profissionais competentes que possam atender às demandas do mercado de trabalho com elevação dos níveis de qualidade de gestão, técnicas de assessoramento e metodologias de projeto;
– desenvolver entre os alunos a capacidade de pesquisas e técnicas inovadoras;
– oportunizar aos alunos a aplicação dos conteúdos programáticos das matérias estudadas, visando a integração entre o estudado e a realidade que se apresenta no mercado de trabalho profissional.
Perfil
A Faculdade de Realeza traçou, no curso de Administração, para os futuros bacharéis o seguinte perfil profissional:
O administrador é o profissional responsável pela definição, análise e cumprimento das metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais geram recursos financeiros, matérias, humanos e mercadológicos.
Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios.
Coordena, ainda, os recursos materiais da organização, controlando compra e estocagem de matérias-primas, insumos e produtos finais. No setor financeiro, é responsável pela gestão dos custos, orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos/serviços da empresa.
Para tanto, são desenvolvidas as seguintes competências e habilidades:
- comunicação interpessoal e expressão correta dos documentos técnicos e específicos;
- negociação através de modernas técnicas, do discurso e da oratória, com vistas ao poder de persuasão e intermediação de impasses;
- planejamento e utilização dos recursos de tecnologia da informação nas organizações;
- utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores, formulações matemáticas e estatísticas;
- implementação de modelos de gestão inovadores;
- capacidade de empreender ações analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;
- avaliação dos impactos das ações da política econômica na organização;
- análise estratégica do negócio – utilizando metodologia e ferramentas adequadas;
- elaboração, implementação e consolidação de projetos públicos e privados;
- análise e interpretação de dados financeiros pertinentes à gestão organizacional, com vistas à tomada de decisão;
- estabelecimento dos objetivos de marketing e estimativa dos resultados esperados;
- administração de talentos e do capital intelectual das organizações;
- identificação, avaliação e implementação de estratégias de logística, armazenamento e produção de produtos/serviços da organização.
De maneira geral, o egresso de Administração tem um universo de atuação amplo no segmento empresarial, atendo diversas funções/áreas de negócio como:
- executivo empresarial;
- gestor empresarial;
- assessor de área estratégica;
- consultor de empresas;
- gerente de área (finanças, produção, marketing e recursos humanos).
Grade Curricular
O currículo do curso de Administração está operacionalizado pelo regime seriado semestral, com a utilização de todos os dias úteis da semana, cumprindo-se o mínimo de duzentos dias letivos, excluídos ou reservados a exames – integralizando o total 3.000 horas, em atendimento à Resolução CNE/CES nº 2, de 18 de junho de 2007 (publicada no DOU de 19/6/2007, com incorreção do original e republicado no DOU Nº 179, 17/9/2007), que define a carga horária mínima dos cursos de graduação, bacharelados na modalidade presencial.
Curso de Administração autorizado pela Portaria Ministerial nº 1.718, de 01 de agosto de 2001, D.O.U. de 06/08/2001, e reconhecido pela Portaria Ministerial nº 4.447, de 22 de dezembro de 2005, D.O.U. de 23/12/2005.
- Administração da Produção
- Administração de Custos e Controladoria
- Administração de Recursos Humanos
- Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
- Administração de Serviços
- Administração de Sistemas de Informação
- Administração Financeira e Orçamentária
- Administração Mercadológica
- Agronegócio
- Análise das Demonstrações Financeiras
- Contabilidade Geral
- Direito
- Direito Tributário
- Economia
- Economia Brasileira
- Elaboração e Análise de Projetos
- Empreendedorismo
- Estatística
- Estratégia Empresarial e Políticas de Negócios
- Filosofia e Ética
- Informática
- Logística Empresarial
- Matemática
- Matemática Financeira
- Métodos e Técnicas de Pesquisa
- Organização, Sistemas e Métodos
- Português
- Psicologia
- Sociologia
- Tecnologias da Administração
- Teorias da Administração
- Tópicos Avançados em Administração
Fundamentação Legal