25
NOV
2011

Métodos Quantitativos em Contabilidade: A Contabilometria (4)

A decisão precisará ser considerada tendo-se como base todos os dados e informações disponíveis, mesmo considerando-se as assimetrias (perturbações) na produção de informações, oriundas dos tratamentos matemáticos, estatísticos, econômicos (Política Econômica) e teóricos contábeis.

          Por Carlos Cesar D’Arienzo

         Os apontamentos de Kaufmann (1981) dizem respeito aos fatores que não são tão evidentes nas tentativas dos indivíduos de se organizarem sob bases racionais na tomada de decisão e, que esses fatores não evidentes são o produto de um mundo (nos termos políticos, sociais e econômicos) em evolução caótica. O problema fundamental está nas consequências, até certo ponto, imprevisíveis (no início do processo de decidir) quando decisões são tomadas nos ambientes de incertezas e riscos de difícil valorização ou compreensão. Kaufmann (1981, p.14), continua sua exposição:

         “O método que implicitamente seguimos, ao termos de mostrar nossas preferências num problema de decisão, consiste em separamos o conjunto de soluções possíveis, sejam elas limitadas ou ilimitadas em número, em conjuntos mutuamente exclusivos perceptivelmente menores. Observamos, então, se a escolha de um conjunto de soluções pode ser substituída pela escolha de um fator. Nós continuamos desse modo, reduzindo mais e mais, se necessário, o número de fatores ou componentes pelo qual a preferência final pode ser satisfatoriamente mostrada.”

         De acordo com Corrar e Theóphilo (2011, p.286), há um histórico da mensuração e avaliação de projetos gerenciais, evoluído de distintas frentes de pesquisas, antes de culminar na Teoria da Decisão.

         A Teoria da Decisão, que dá suporte ao ato de decidir, segundo Corrar e Theóphilo (2011, p.289), pode assim ser definida :

         “[…] Conjunto de conceitos e de técnicas de caráter interdisciplinar, que permite estruturar e analisar um problema de maneira lógica, de forma a permitir a melhor decisão possível face às informações disponíveis. E, ao adotar os preceitos da Teoria da Decisão na resolução dos problemas, Administrador de uma empresa estará utilizando uma abordagem sistêmica e analítica para o estudo do processo de tomada de decisão.”

         A decisão precisará ser considerada tendo-se como base todos os dados e informações disponíveis, mesmo considerando-se as assimetrias(perturbações) na produção de informações, oriundas dos tratamentos matemáticos, estatísticos, econômicos (Política Econômica) teóricos contábeis e, não raro, de interferências políticas ou institucionais, dos dados coletados. Caso contrário, Corrar e Theóphilo (2011, p.289), advertem:

         “[…] Entretanto, um processo de decisão que não se orienta por esses requisitos é considerado uma má decisão, ainda que o resultado obtido seja favorável. Isso porque, como não foram exploradas todas as informações e alternativas possíveis, não se pode afirmar que o resultado favorável foi maximizado. A Teoria da Decisão, portanto, procura estabelecer regras para o processo de tomada de decisões, bem como descrever as variáveis que serão consideradas pelo administrador e que influenciarão na escolha do curso de ação.”

         Corrar e Theóphilo (2011) argumentam que a tomada de decisão demanda diversas e complexas ferramentas conceituais e técnicas que utilizam métodos quantitativos, oriundas das Teorias da Decisão e da Utilidade.

         Por extensão, no processo de decisão empresarial, os critérios ou parâmetros utilizados na tomada de decisão, são igualmente diversos. Ou seja, esses critérios devem levar em consideração variáveis de difícil identificação e mensuração, por exemplo, existem variáveis econômicas (juro, câmbio, inflação etc.), sociais (renda, demografia, educação etc.) e políticas (institucionais) que não são controladas no âmbito da empresa.

         Logo, uma alternativa escolhida inicialmente pode ser substituída por outra que melhor se molde ao problema estudado, em função das reflexões feitas pelas equipes de trabalho. Além disso, CORRAR e THEÓPHILO observam que:

         “Destaca-se, ainda, que nesse processo interagem continuamente fatores quantitativos (valores monetários, porcentagens, índices, probabilidades) e fatores qualitativos, que se baseiam na apreciação humana e na experiência e julgamento de quem decide. […] A decisão ocorre em função da identificação de um problema decorrente da necessidade de alterar determinada situação. Além disso, considera-se o objetivo que se pretende atingir com a alteração da situação, as opções dos cursos de ações que levam a atingir o objetivo e, consequentemente, resolver o problema identificado.(2011, p.287)”

         As variáveis que o administrador e os empresários não controlam ou influem diretamente (variáveis exógenas), podem ser vislumbradas em diferentes cenários que exponham diferentes desdobramentos para a política administrativa.

         Por exemplo, utilizando o ferramental adequado, é possível projetar (e não prever) e expor as possibilidades dos impactos na atividade econômica decorrentes das mudanças em variáveis como o câmbio, juros, deflação, inflação etc.

         Portanto, o conhecimento (ou cabedal) do profissional não pode ser relativo somente à área objeto em estudo, precisa ser extrapolado mesmo quando se pensa na área objeto, específica. Porque se o conhecimento ficar restrito à área específica de atuação do Administrador e Contador, da própria empresa (políticas administrativas e contábeis imediatas), eles não terão como distinguir se devem ou não analisar as variáveis exógenas que poderão afetar a empresa.

         Em consequência, esses postulados podem conduzir o profissional ao menor número de erros na elaboração e manutenção de uma política administrativa e contábil, ou, paralelamente, de dotá-lo de opções realistas para corrigir rumos, quando necessário.