MISSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE REGES DE DRACENA
“Contribuir com o desenvolvimento da Administração, mediante a formação de profissionais qualificados que, por meio das suas habilidades e competências, buscarão o aprimoramento cultural e tecnológico, a geração de empregos e o aumento de renda da sociedade, de forma responsável”.
O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE REGES DE DRACENA
O curso se encaminha, além da visão empreendedora e gerencial, para a sensibilização da habilidade de liderança e de tomada de decisões na gestão empresarial. Seu diferencial será a preparação dos alunos para a criação de novos negócios bem como para o planejamento, implantação e administração de tecnologias de gestão nas micro, pequenas e médias organizações.
A atenção às novas oportunidades e as estratégias para atendimento das exigências do mercado serão dimensões também trabalhadas nos conteúdos de disciplinas, principalmente aquelas localizadas nas séries terminais do curso.
Os alunos serão especialmente trabalhados nas questões de globalização e de internacionalização em nível de procedimentos, de tecnologias e demais aspectos relacionados à empresa.
O objetivo é fazer algumas reflexões e arrolar argumentos que justifiquem o funcionamento de um programa de ensino de terceiro grau voltado para o desenvolvimento da capacidade de implementar programas de gerenciamento de mercados.
A vocação do curso se estabelece na formação do cidadão e do profissional da Administração com:
- Elevado potencial de inserção no mercado de trabalho, ou seja, executivos preparados para um ajustamento contínuo às mudanças nas organizações na sociedade e no mercado de trabalho;
- Visão empreendedora e gerencial;
- Comportamento e espírito social: o cidadão e o profissional trabalhando comprometidos com os problemas da comunidade;
- Potencial crítico para analisar e interpretar as informações;
- Características de liderança e de poder ativo na gestão de pessoas;
- Visão de mercado e com feeling acirrado nas necessidades ambientais;
- Domínio de habilidades instrumentais básicas.
PERFIL
- Conhecimento sólido das modernas teorias da administração científica com uma visão sistêmica das organizações;
- Conhecimento humanístico, embalado nas modernas teorias das ciências sociais e da psicologia, desenvolvendo habilidade para atuar nas relações interpessoais;
- Conhecimento e habilidade na utilização de recursos da tecnologia da informática nos diversos segmentos das organizações;
- Conhecimento e habilidade na utilização da metodologia do planejamento estratégico e em gestão de negócios;
- Conhecimento de técnicas e conceitos de auditoria como instrumento administrativo de controle interno;
- Conhecimento de temas sócio-político-econômicos atuais relacionados a transformações ocorridas nas organizações. Capacidade de diagnóstico e adaptação às mudanças;
- Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, fazendo diagnósticos, antecipando e promovendo transformações;
- Capacidade de operar com valores e formulações matemáticas; raciocínios lógico, crítico e analítico desenvolvidos;
- Capacidade de compreensão do todo, de modo integrado e sistêmico, bem como suas relações com o mundo exterior;
- Habilidade e competência na expressão oral e escrita;
- Desenvolvimento da inteligência emocional, demonstrando atitudes flexíveis e de adaptação a terceiros em situações adversas; capacidade de estabelecer comunicação interpessoal de negociação e de trabalho em equipe;
- Capacidade de liderança na tomada de decisões, sabendo atuar de forma interativa em prol de objetivos comuns;
- Capacidade de discutir e aplicar conceitos e técnicas de administração no contexto de pequenas e médias empresas;
- Capacidade de compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional.
O profissional a ser formado precisa de um profundo conhecimento das técnicas de gestão, devendo ser capaz de usar os dados financeiros e econômicos para exercer julgamento, avaliar riscos e tomar decisões de negócios. Deve, portanto, ser capaz de estabelecer uma compreensão sistêmica e estratégica, com uma visão do todo, de modo integrado e relacionado com o meio ambiente externo.
Ao final, pretende-se que o egresso do curso seja dotado das seguintes características básicas:
- Possuidor de valores de responsabilidade social e ética profissional;
- Formação humanística, que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual está inserido, bem como a tomar decisões eficazes num mundo diversificado e em constante evolução;
- Visão global, para entender de maneira ampla e plena o contexto no qual a organização está inserida;
- Formação técnica e científica, que o habilite a atuar na administração das organizações, bem como a desenvolver atividades específicas da prática profissional;
- Capacidade de atuar de maneira integrada nos diversos níveis da estrutura organizacional a cada momento diferente;
- Capacidade de compreender as necessidades de aperfeiçoamento profissional constante;
- Autoconfiança para desempenhar as suas funções de maneira efetiva;
- Capacidade de expressar-se com clareza e de modo crítico e criativo;
- Capacidade de utilização de raciocínio lógico, crítico e criativo;
- Liderança e capacidade para lidar com pessoas de maneira efetiva;
- Capacidade para utilizar da melhor forma possível os recursos financeiros, materiais e computacionais;
- Compreensão da administração de maneira sistêmica, integrada e estratégica, bem como suas relações com o meio ambiente;
- Visão holística, de maneira a enxergar o todo, bem como integrar o ambiente interno e o externo;
- Iniciativa, rapidez e flexibilidade na tomada de decisões;
- Capacidade de propor modelos de gestão inovadores;
- Capacidade de planejamento e desenvolvimento da própria carreira profissional;
- Capacidade para conciliar sua função de especialista com uma visão generalista que o possibilite entender a administração da organização como um todo;
- Capacidade empreendedora, tanto internamente à organização quanto externamente;
- Capacidade para avaliar, superar e redefinir paradigmas existentes no ambiente no qual está inserido.
É este profissional que está apto a atuar sob a influência do “novo” paradigma da gestão da Administração, em contraposição ao “velho” gestor de recursos.
Formar este profissional de perfil diferenciado, generalista/polivalente, com formação global e humanística forte, que seja um hábil negociador, planejador por excelência e preparado para “conduzir grupos de trabalho a exercerem atividades para as organizações” é o objetivo central do curso de Administração da Faculdade Reges de Dracena.
PERFIL PROFISSIONAL PRETENDIDO PARA O EGRESSO
O mundo atual é competitivo, desafiador, veloz e cada vez mais pragmático. Nunca foi tão imperativo para a carreira “aprender a aprender” e, também nunca as pessoas tiveram tantas oportunidades com tantas recompensas potenciais.
A competição será por emprego, recursos, promoções, mercado, clientes e consumidores e, para conseguir sobreviver e prosperar, os administradores deverão buscar vantagens sobre os seus concorrentes, fazendo a outra parte desejar contratar, comprar e repetir negócios com o profissional ou com a empresa por ele representada.
Pensar e agir estrategicamente é necessário; por essa razão, os administradores contemporâneos devem pensar sobre como construir uma força de trabalho capaz e gerenciá-la de modo a produzir bens e serviços que forneçam o maior valor possível ao mercado.
O curso de Administração da Faculdade Reges de Dracena objetiva a preparação de administradores modernos, inovadores, flexíveis e que tenham foco no mercado e nas suas necessidades.
Para isso é fundamental que as metodologias de ensino, ementários, bibliografias e corpo discente e docente estejam convergidos para a formação de administradores, líderes ativos, que proporcionem um ambiente de trabalho positivo, fornecendo oportunidades e incentivando o alto desempenho.
Os melhores administradores são líderes e participantes ativos nos departamentos e organizações. O administrador moderno não pode ser passivo; deve estar intimamente envolvido no processo decisorial e nos processos-chaves da empresa, possuindo um amplo e profundo entendimento das tarefas que se delegam a outros. A Instituição de Ensino promoverá a formação de líderes ativos que estabelecem direções estratégicas apropriadas às organizações. Para a tomada de decisões, os gestores devem conhecer a ciência da administração e as demais variáveis ligadas ao problema.
Quando é solicitado às pessoas que descrevam o trabalho de um executivo, elas respondem com frequência: “dar ordens”. Embora a maioria das faculdades ainda forneçam aos seus alunos uma abordagem que incentiva os direcionamentos aos seus recursos humanos, o Curso de Administração tem um novo e amplo foco: a criação de um ambiente de trabalho positivo.
Um ambiente de trabalho positivo existe quando o administrador faz todo o possível para estabelecer as condições que encorajam o sucesso e removem as causas de falhas nos seus funcionários. Esse novo perfil de profissional coloca seus colaboradores numa posição em que eles são capazes de atingir o sucesso por seus próprios esforços. É necessário criar um ambiente em que o talento possa florescer, para colocar as pessoas em posição de vencedores.
Para a empresa e seus funcionários terem oportunidade de obter um bom desempenho, é necessária a compreensão de todo o trabalho (objetivos e métodos). Os administradores devem fornecer às pessoas oportunidades para atingir um desempenho satisfatório, assegurando-se de que as pessoas possuam todos os recursos necessários para executar as tarefas com sucesso (devem estar disponíveis na qualidade, quantidade, local e no momento em que precisarem). Do mesmo modo, uma das tarefas mais importantes do administrador moderno é remover obstáculos que impedem o desempenho eficaz do funcionário.
Outro ponto importante na formação dos administradores é a capacitação dos alunos para o incentivo em se atingir um alto desempenho. Os administradores devem identificar os fatores que motivam as pessoas e construí-los no ambiente de trabalho.
Para assegurar uma carreira gerencial bem sucedida nestes tempos desafiadores, os administradores devem ser, ao mesmo tempo, especialistas e generalistas. Especialistas, como autoridades numa área específica de conhecimento, exigindo habilidades específicas que auxiliem a difundir valores concretos e identificáveis para as empresas e seus mercados. Generalistas, no conhecimento de diversas disciplinas (administrativas ou técnicas), podendo trabalhar com diferentes perspectivas.
É importante que o formando seja autoconfiante e assuma total responsabilidade sobre si mesmo, sobre as próprias ações e sobre a própria carreira.
O curso, de forma geral, oferece os seguintes conselhos para ajudar seus alunos a assumirem responsabilidades pelas próprias carreiras:
- Pense em você como um negócio.
- Defina o seu produto: qual a sua área de competência?
- Conheça o seu mercado-alvo: a quem você vai vender o seu produto?
- Esteja atento ao motivo por que seu cliente compra de você (clientes internos e externos). Qual é a sua “proposição de valor” – o que você está oferecendo que o faz vir até você?
- Lute por qualidade e satisfação, mesmo que seu consumidor seja apenas alguém em sua organização, um cliente interno.
- Conheça a sua profissão ou campo de atuação e saiba o que está ocorrendo nele.
- Invista em seu próprio crescimento e desenvolvimento.
- Esteja disposto a mudar a sua carreira.
Por outro lado, as características da mente são vitais podendo e devendo ser desenvolvidas no curso de Administração. Para isso, é importante o aprimoramento das seguintes características nos alunos:
- Capacidade de Comunicação Interpessoal – uso da comunicação escrita e oral;
- Criação da Competência Contextual – capacidade de compreender o ambiente em que se está inserido e tomar as decisões cabíveis;
- Sensibilidade Ética – conhecimento e aplicação dos princípios norteadores;
- Capacidade de Adaptação – capacidade de antecipação e de adaptação às mudanças ambientais;
- Atualização Contínua – o administrador deve manter-se constantemente atualizado, procurando novas formas de atuação para as organizações;
- Criação de uma Vida Acadêmica Ativa – o aluno deve ter vontade de participar das atividades escolares;
- Desenvolvimento de Competências Conceituais – a faculdade deve desenvolver uma competência técnica para resolver os problemas profissionais;
- Desenvolvimento da Capacidade de Integração – criação da capacidade de integrar teoria e prática dentro de um ambiente organizacional.
Espera-se formar administradores profissionais que tenham capacidade de interferir na realidade empresarial, atuando de forma inovadora, flexível e dinamicamente relacionada com as pessoas que o cercam, promovendo o desenvolvimento e o aprimoramento empresarial, através da criação de novas formas de trabalho, raciocinando de forma crítica e analítica para melhorar a qualidade de vida e transformar os recursos disponíveis em oportunidades para o alcance dos objetivos.
Fundamentação Legal
AUTORIZAÇÃO
Documento: Portaria MEC
Nº Documento: 1.298 de 23/08/2000
Data de publicação: 24/08/2000
Nº Parecer / Despacho: 734/2000 CNE
Data Parecer / Despacho: 08/08/2000
RECONHECIMENTO
Documento: Portaria MEC
Nº Documento: 4.347 de 13/12/2005
Data de Publicação: 14/12/2005
Nº Parecer / Despacho: 2.027/2005 SESu
Corpo Docente
O corpo docente do Curso de Administração da Faculdade de Reges de Dracena é constituído por 18 professores, sendo 6 especialistas, 9 mestres e 3 doutores.
Nome | Qualificação |
---|---|
Prof. Clodoaldo Ivair da Silva | Especialista |
Profª Darquize Cinedeze | Mestre |
Profª. Daniele Cristina Gualti Sacalabrini | Mestre |
Prof. Edilberto de Jesus Fresneda Lanzoni | Especialista |
Prof. Ériki Rodrigo de Souza Dias | Especialista |
Profª. Gláucia Elaine Costa | Doutor |
Prof. José Augusto Santana | Mestre |
Prof. José Edson Moysés Filho | Doutor |
Prof. Jovison Seishi Yoshimura | Especialista |
Prof. José Leite da Silva Neto | Mestre |
Profª. Karoline Ferreira Kinoshita | Mestre |
Prof. Lído Val Júnior | Mestre |
Prof. Luciano Schmidt | Especialista |
Prof. Marcelo Plens | Pós-Doutor |
Prof. Marco Antonio dos Santos Gusmão | Mestre |
Profª. Patrícia Elena Moura Batista | Mestre |
Profª. Sibele Maria Amolaro Dias | Mestre |
Prof. Valdemir Ferreira Franzotti | Especialista |
Grade Curricular
Estrutura Curricular – Curso de Administração – 2017
1º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Direito I | 30 |
Economia Aplicada aos Negócios I | 30 |
Filosofia e Ética Empresarial | 30 |
Gestão de Negócios I | 30 |
Contabilidade I | 30 |
Matemática Comercial e Financeira I | 30 |
Evolução do Pensamento Administrativo I | 30 |
Comunicação Empresarial I | 30 |
Psicologia Organizacional I | 30 |
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócios I | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
2º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Direito II | 30 |
Economia Aplicada aos Negócios II | 30 |
Marketing Pessoal | 30 |
Gestão de Negócios II | 30 |
Contabilidade II | 30 |
Matemática Comercial e Financeira II | 30 |
Evolução do Pensamento Administrativo II | 30 |
Comunicação Empresarial II | 30 |
Psicologia Organizacional II | 30 |
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócios II | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
3º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Estatística Empresarial I | 30 |
Sociologia e Governança Corporativa I | 30 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa I | 30 |
Finanças Corporativas I | 30 |
Gestão de Pessoas I | 30 |
Contabilidade III | 30 |
Gestão de Custos I | 30 |
Sistemas de Informações Mercadológicas I | 30 |
Práticas Gerenciais e Empresariais I | 30 |
Gestão da Tecnologia da Informação I | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
4º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Estatística Empresarial II | 30 |
Sociologia e Governança Corporativa II | 30 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa II | 30 |
Finanças Corporativas II | 30 |
Gestão de Pessoas II | 30 |
Contabilidade IV | 30 |
Gestão de Custos II | 30 |
Sistemas de Informações Mercadológicas II | 30 |
Práticas Gerenciais e Empresariais II | 30 |
Gestão da Tecnologia da Informação II | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
5º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Marketing I | 30 |
Organização, Sistemas e Métodos I | 30 |
Gestão de Pessoas III | 30 |
Cultura Organizacional | 30 |
Análise de Investimentos e Mercado de Capitais I | 30 |
Finanças Corporativas III | 30 |
Gestão da Qualidade e da Produtividade I | 30 |
Administração de Materiais e Logística I | 30 |
Business Game I | 30 |
Administração de Canais de Distribuição I | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
6º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Marketing II | 30 |
Organização, Sistemas e Métodos II | 30 |
Gestão de Pessoas IV | 30 |
Negociação e Solução de Conflitos | 30 |
Análise de Investimentos e Mercado de Capitais II | 30 |
Finanças Corporativas IV | 30 |
Gestão da Qualidade e da Produtividade II | 30 |
Administração de Materiais e Logística II | 30 |
Business Game II | 30 |
Administração de Canais de Distribuição II | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
7º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Marketing III | 30 |
Finanças Corporativas V | 30 |
Gestão de Pessoas V | 30 |
Administração da Produção e Operações I | 30 |
Administração Estratégica I | 30 |
Gestão de Serviços Profissionais I | 30 |
Gestão Pública I | 30 |
Internacionalização de Negócios I | 30 |
Tecnologias da Administração I | 30 |
Tópicos Avançados em Administração I | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
8º. PERÍODO | C/H |
---|---|
Marketing IV | 30 |
Finanças Corporativas VI | 30 |
Gestão de Pessoas VI | 30 |
Administração da Produção e Operações II | 30 |
Administração Estratégica II | 30 |
Gestão de Serviços Profissionais II | 30 |
Gestão Pública II | 30 |
Internacionalização de Negócios II | 30 |
Tecnologias da Administração II | 30 |
Tópicos Avançados em Administração II | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
TOTAL | C/H |
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CARGA HORÁRIA | 2400 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 300 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 300 |
CARGA HORÁRIA TOTAL: | 3000 |