Faculdade Reges participa de Hacking Health com palestra sobre tecnologias na área da saúde

19 Abr 2017
Faculdade Reges participa de Hacking Health com palestra sobre tecnologias na área da saúde

O primeiro Café do Hacking Health Ribeirão Preto deste ano foi realizado na quarta-feira 19 de abril, no Supera Parque, com o tema Inteligência Artificial: Como tecnologias cognitivas estão mudando a saúde.

A Coordenadora Acadêmica de Tecnologia da Informação e Docente da Faculdade Reges, Eliza Maria da Cunha Bomfim foi uma das convidadas. Além dela, participam também Rodrigo Faccioli, fundador da MI4U e Evandro Barros, CEO da Heurys Tecnologia.

O Hacking Health é um movimento que visa melhorar a área da saúde através da criação de soluções tecnológicas tangíveis e aplicáveis.

Eliza falou sobre as iniciativas da Faculdade Reges para fomentar projetos de Tecnologia Aplicada à Saúde e apresentou exemplos de tecnologias ensinadas nos cursos de TI da Reges e que já renderam boas ideias na prática.

 

>São elas:

– IA: Aplicativo usando Inteligência Artificial para identificar depressão através de mensagens trocadas via redes sociais.

– IoT (Internet of Things): dispositivo desenvolvido em Arduíno por um ex-aluno de Redes, implantado no Hospital São Francisco para controle de temperatura da câmara de vacinas e medicamentos.

– Web Semântica (bancos de dados não relacionais): disciplina ministrada no semestre passado pelo Prof. Dr. Breno Mazieiro, pesquisador que desenvolveu projetos ligados a diagnóstico de tuberculose em pacientes através do cruzamento de diversos sintomas cadastrados na base de dados de saúde do governo do Estado de SP.

– Aplicativo para controle e distribuição de medicamentos não usados pelos pacientes de uma pequena cidade da região que deverá auxiliar a Prefeitura na coleta e distribuição destes medicamentos entre os pacientes mais carentes do SUS.

– Aplicativo para criação de uma rede de psicólogos que podem atender os pacientes cadastrados.

Se você se interessa pelo assunto, assista também ao vídeo:

https://www.facebook.com/hackinghealthRP/videos/716017518580914/