Scrum Master Chef desafia alunos de TI e promove interação em atividade curricular
Utilizando a metodologia Scrum, muito usual na gestão mais dinâmica de projetos e que permite controlar de forma eficiente o trabalho em equipe, alunos de TI da Reges Ribeirão, das turmas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores precisaram, literalmente, colocar as mãos na massa (Hands on).
A tarefa foi proposta pela professora e coordenadora de TI, Eliza Maria da Cunha Bomfim, e batizada de “Scrum Master Chef”, a qual consistia na elaboração de um bolo de caneca feito no microondas.
Para isso, a sala foi dividida em equipes de até quatro pessoas. A atividade também contou com a presença de Jony Alexandre Santos, PMP da Totvs e voluntário do PMI Branch, além dos professores Mário Jorge Beloti, empreendedor com experiência como Scrum Master, e Geovane Vilela, que leciona na turma de Redes.
Na dinâmica do Scrum, existem papéis e responsabilidades bem definidos e etapas a serem executadas. Assim, cada grupo definiu quem seria o Product Owner; Scrum Master e Scrum Team. O Product Owner de cada equipe foi quem definiu as tarefas do Product Backlog (que funciona como uma lista de funcionalidades desejadas para cada “projeto”).
Cada pessoa do Scrum Team precisou definir uma tarefa para si e executá-la dentro do tempo previsto, com o Scrum Master. Após o tempo estipulado, todos se reuniram com o Product Owner de cada time para avaliar o próprio desempenho.
Ainda seguindo a metodologia, após a execução do bolo de caneca as equipes se reuniram para avaliar como foi feito o projeto, se todas as etapas foram seguidas e quais os problemas observados.
E a façanha não parou por aí. Os alunos ainda foram avaliados por stackholders – pessoas escolhidas estrategicamente – para provarem o bolo final e, assim, aprovarem ou não o projeto final. A atividade foi realizada em 8 de junho. Atividades do mesmo tipo estão prevista nos cursos de TI, Administração e Ciências Contábeis da REGES.