Faculdade Reges de Osvaldo Cruz é autorizada pelo Ministério da Educação a participar dos Programas PIBID e Residência Pedagógica

Os programas beneficiarão os alunos do curso de Pedagogia, que poderão atuar em escolas de Osvaldo Cruz e Parapuã em troca de remuneração através de bolsas especiais
A Faculdade Reges de Osvaldo Cruz anunciou nesta semana uma conquista importante que irá beneficiar os alunos do curso de Pedagogia, sejam eles ingressantes ou veteranos. A Instituição acaba de receber a notícia da habilitação para coordenar as ações dos Programas PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica, do Ministério da Educação (MEC), junto a escolas das Redes Municipais de Osvaldo Cruz e Parapuã.
A adesão a estes programas vai permitir que alunos do primeiro ao quarto ano possam concorrer a bolsas de estudos que cobrirão a maior parte do valor das mensalidades, uma excelente notícia, além do aprendizado valioso que será proporcionado através da união do ensino teórico desenvolvido em sala de aula com as atividades práticas que serão desenvolvidas nas escolas que foram selecionadas por cada Secretaria Municipal de Educação participante.
O PIBID oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio em escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
Por outro lado, o Programa Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando em escolas de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso de licenciatura. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora, no caso a Faculdade Reges de Osvaldo Cruz.
“Estamos muito contentes com a aprovação dos nossos projetos. E por isso tenho que agradecer a todos aqueles que se empenharam direta ou indiretamente na busca desta conquista tão importante para nossos cursos de licenciatura, uma vez que o curso de Letras também poderá buscar sua participação em futuro próximo. É de extrema importância podermos contar agora com programas que irão proporcionar a nossos alunos que foram selecionados grande experiência e aprendizado, inclusive com remuneração pelos serviços que serão prestados”, salientou o diretor Jayme Gonzaga.
Onde atuar
Cada um dos programas irá disponibilizar 24 bolsas, totalizando até 48 alunos atendidos. “Haverá a possibilidade de cada programa ainda receber mais seis alunos, mas sem direito à bolsa do MEC”, salientou Jayme.
O MEC (Ministério da Educação) administra estes programas através da Fundação CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os mesmos se encontram em fase de implantação, já que as atividades foram iniciadas em 14 de agosto. Os alunos que aderiram ao PIBID e foram selecionados terão como destino as escolas municipais de Parapuã e Osvaldo Cruz. Cada escola habilitada contará com oito bolsistas e terá um professor supervisor designado para planejar e acompanhar suas atividades. As escolas contempladas com o PIBID são a EMEF “Professora Zizi Pereira de Souza”, em Parapuã, “Professora Carmen Napoli de Castro” e EMEF “Professora Rosa Ruth Ruggia Martins”, em Osvaldo Cruz.
Já as unidades escolares atendidas pelo Programa Residência Pedagógica são todas de Osvaldo Cruz: EMEF “Doutor Getúlio Vargas”, EMEF “Professora Carmen Napoli de Castro” e EMEF ““Professora Rosa Ruth Ruggia Martins”.
“Gostaria de fazer um agradecimento muito especial às Secretárias de Educação de Osvaldo Cruz e Parapuã, professora Maria Leny Scramin e professora Glaucia Canalis de Souza, respectivamente, bem como às suas equipes de assessoria, pela disposição e interesse em participar de programas tão importantes para a formação de novos docentes da área da Pedagogia, docentes estes que terminarão o curso muito melhor preparados para a carreira”, conclui Jayme.
Os interessados em saber mais sobre os programas PIBID e Residência Pedagógica poderão procurar a Secretaria da Faculdade, situada à Rua Chile, 501, bairro Jardim das Bandeiras, Osvaldo Cruz (SP), ou poderão ligar para (18) 3528-4706.
Mais informações:
Ass. de Imprensa
Agência Pensare
(18)3528-6953