Pedagogia

PEDAGOGIA

 

Duração: 8 semestres
110 vagas
Noturno

 

  • Objetivos

    O Curso de Pedagogia, Licenciatura Plena, foi criado com os seguintes objetivos:

    1. Formar professores para o ensino Fundamental e Médio.

    2. Incrementar a integração com a comunidade, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

    3. Atender à demanda, em expansão, do mercado de trabalho.

    4. Interagir com a rede oficial de ensino, mediante propostas de trabalho, orientação e acompanhamento de projetos educativos.

    5. Preparar política e pedagogicamente na defesa de uma educação comprometida com a melhoria do nível educacional, abrangendo todos os segmentos da população.

    6. Construir práticas educativas que envolvam os educandos num processo contínuo de aprendizagem através de estudos e pesquisas.

    7. Compreender a importância das mudanças ocorridas nos últimos anos tais como, as transformações tecnológicas do mundo moderno, o processo rápido da globalização da economia mundial e outros, necessários para a formação de indivíduos intelectualmente e moralmente preparados para o mundo moderno.

  • Perfil

    O curso de Pedagogia, focado na valorização do saber pensar e do aprender a aprender, pretende formar um profissional que apresente as seguintes características:

     

    – competente tecnicamente e politicamente posicionado na defesa de uma educação de qualidade dirigida a todos os segmentos da população;

     

    – preparado para ocupar cargos administrativos nos diferentes sistemas de ensino;

     

    – motivado para a pesquisa na sua área de atuação, individualmente ou em cursos de pós-graduação estabelecidos;

     

    – habilitado e interessado nas ciências humanas e ligado a outros profissionais da mesma área de atuação.

     
    Sendo assim, pretende-se que o profissional seja competente para:

     

    – saber ouvir as argumentações alheias, salvaguardando sempre o diálogo aberto, para merecer também ser compreendido;

     

    – compreender as práticas vigentes, aprimorando-as para a reconstrução do conhecimento;

     

    – investir na capacidade de inovação própria, apoderando-se da propensão inovadora do conhecimento, quando competente;

     
    – capacidade dialógico-interativa para ouvir, depreender e repassar conhecimentos.

     

    Nesse contexto, ressalte-se o papel do estágio, entendido como uma atividade que deve ser produtiva e contextualizada e que contribua para formar o profissional tecnicamente competente e politicamente posicionado. Não sendo propriamente a prática, o estágio, quando bem planejado e executado, constitui-se na aproximação da realidade na qual o profissional irá atuar, na reflexão sobre e a partir da realidade da escola de educação básica.

  • Grade Curricular

    • Arte no Ensino Fundamental
    • Artes na Expressão Infantil
    • Atividades Complementares
    • Atividades de Pesquisa e Prática em Educação
    • Ciências Naturais no Ensino Fundamental
    • Ciências, Natureza e Sociedade na Educação Infantil
    • Competência Lógico-Matemática na Criança
    • Didática
    • Estágio Supervisionado
    • Estatística Aplicada à Educação
    • Fundamentos da Educação Especial
    • Fundamentos e Metodologia da Alfabetização
    • Fundamentos Sociofilosóficos da Educação
    • Geografia no Ensino Fundamental
    • História da Educação
    • História no Ensino Fundamental
    • Informática, Tecnologias e Ensino
    • Língua Portuguesa
    • Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
    • Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
    • Literatura Infantil
    • Lúdico na Educação Infantil
    • Matemática no Ensino Fundamental
    • Metodologia da Educação Infantil
    • Metodologia do Ensino Fundamental
    • Pesquisa em Educação
    • Planejamento e Gestão Educacional
    • Política, Organização e Dinâmica da Escola
    • Psicologia da Educação
    • Recreação e Jogos (Educação Física)
    • Seminários de Estudos
    • Teorias da Educação
    • Tópicos de Educação
    • Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    • Currículos e Programas
    • Educação Ambiental
    • Gestão Administrativa e Pedagógica
    • Ética na Educação

    Art. 7º, I – Atividades formativas como assistência a aulas, realização de seminários, participação na realização de pesquisas, consultas a bibliotecas e centros de documentação, visitas a instituições educacionais e culturais, atividades práticas de diferente natureza, participação em grupos cooperativos de estudos: (mínimo de 2.800 h)

    Art. 7º, II – Estágio Supervisionado prioritariamente em EI e nos AIEF: (300 h)

    Art. 7º, III – Atividades teórico-práticas de interesse dos alunos: (100 h)

    RESUMO

    CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS EM SALA: 2010h/a
    ATIVIDADES DE PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO: 400h/a
    SEMINÁRIOS DE ESTUDOS: 400h/a
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO: 300h/a
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 100h/a
    CARGA HORÁRIA TOTAL: 3210h/a

  • Fundamentação Legal

    AUTORIZAÇÃO

    Autorizado pelo Decreto Federal nº 98.286,
    D.O.U. de 13/10/1989;

    RECONHECIMENTO

    Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 1.131,
    D.O.U. de 02/08/1994.

     

 

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