Duração

8 semestres

Presencial

Noturno

COORDENADOR(A)

Profa. Eliana Rodrigues de Lima

OBJETIVOS:

O Curso de Pedagogia, Licenciatura Plena, foi criado com os seguintes objetivos:

1. Formar professores para o ensino Fundamental e Médio.

2. Incrementar a integração com a comunidade, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

3. Atender à demanda, em expansão, do mercado de trabalho.

4. Interagir com a rede oficial de ensino, mediante propostas de trabalho, orientação e acompanhamento de projetos educativos.

5. Preparar política e pedagogicamente na defesa de uma educação comprometida com a melhoria do nível educacional, abrangendo todos os segmentos da população.

6. Construir práticas educativas que envolvam os educandos num processo contínuo de aprendizagem através de estudos e pesquisas.

7. Compreender a importância das mudanças ocorridas nos últimos anos tais como, as transformações tecnológicas do mundo moderno, o processo rápido da globalização da economia mundial e outros, necessários para a formação de indivíduos intelectualmente e moralmente preparados para o mundo moderno.

PERFIL

O curso de Pedagogia, focado na valorização do saber pensar e do aprender a aprender, pretende formar um profissional que apresente as seguintes características:

  • competente tecnicamente e politicamente posicionado na defesa de uma educação de qualidade dirigida a todos os segmentos da população;
  • preparado para ocupar cargos administrativos nos diferentes sistemas de ensino;
  • motivado para a pesquisa na sua área de atuação, individualmente ou em cursos de pós-graduação estabelecidos;
  • habilitado e interessado nas ciências humanas e ligado a outros profissionais da mesma área de atuação.

Sendo assim, pretende-se que o profissional seja competente para:

  • saber ouvir as argumentações alheias, salvaguardando sempre o diálogo aberto, para merecer também ser compreendido;
  • compreender as práticas vigentes, aprimorando-as para a reconstrução do conhecimento;
  • investir na capacidade de inovação própria, apoderando-se da propensão inovadora do conhecimento, quando competente;
  • capacidade dialógico-interativa para ouvir, depreender e repassar conhecimentos.

Nesse contexto, ressalte-se o papel do estágio, entendido como uma atividade que deve ser produtiva e contextualizada e que contribua para formar o profissional tecnicamente competente e politicamente posicionado. Não sendo propriamente a prática, o estágio, quando bem planejado e executado, constitui-se na aproximação da realidade na qual o profissional irá atuar, na reflexão sobre e a partir da realidade da escola de educação básica.

Fundamentação Legal

AUTORIZAÇÃO
Autorizado pelo Decreto Federal nº 98.286,
D.O.U. de 13/10/1989;

RECONHECIMENTO
Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 1.131,
D.O.U. de 02/08/1994.

Corpo Docente

O corpo docente do Curso de Pedagogia da REGES – Faculdade AVEC de Vilhena é constituído por 9 professores, sendo 5 mestres e 4 doutores

NomeQualificação
Claudio de Lazzari Doutorado
Eliana Rodrigues de Lima Mestrado
Fabiana Paschoal de Freitas Mestrado
João Maria Augustinho Fagundes Weiber Mestrado
José Wellington de Melo Doutorado
Marco Antonio dos Santos Gusmão Mestrado
Maria Augusta Jorge Doutorado
Mario Cesar Torres Mendes Doutorado
Norma Dilma dos Reis Almeida Mestrado

Grade Curricular


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