Gincana do Conhecimento envolve alunos, professores e dinâmicas específicas para cada graduação

20 Abr 2017
Gincana do Conhecimento envolve alunos, professores e dinâmicas específicas para cada graduação

A tradicional Gincana do Conhecimento, realizada no dia 20 de abril, movimentou os alunos da graduação, que aderiram à ideia e participaram da atividade. Houve, também, alunos que aproveitaram para convidar amigos e familiares para conhecer a Faculdade Reges e integrar-se às dinâmicas.

 

Coordenadores dos cursos de graduação planejaram dinâmicas diferentes e bem específicas, segundo a área de estudo e atuação das turmas.

 

Estudantes de Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas participaram juntas da dinâmica elaborada pela coordenadora acadêmica de Tecnologia da Informação, Eliza Maria da Cunha Bomfim. O objetivo foi desenvolver o senso de oportunidade, pensamento inovador e conhecimentos gerais e técnicos dos alunos, cuja atividade foi desenvolvida no Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial. Foi proposto que eles criassem soluções inovadoras utilizando elementos de Inteligência Artificial (AI) para situações práticas.

 

A dinâmica agregou aos participantes ainda mais informação e conhecimento de como a inteligência artificial está cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas, pois contou com a participação da DATA H –  parceira da Faculdade Reges para as aulas do Centro de Pesquisa em IA.  O professor da parceria apresentou aos alunos e professores o “Green Dino”, um brinquedo inovador chamado de CogniToys – conectado com tecnologia de Inteligência Artificial da IBM, além do Amazon Echo Dot, um aparelho de alto-falante que se integra à assistente pessoal em IA da Amazon, chamada Alexa, e utiliza de “reconhecimento de fala de campo distante” para entender os comandos de seres humanos.

 

“A ideia foi testar os conhecimentos dos alunos promovendo integração, posicionamento em público e trabalho em time, auxiliando em processos seletivos em empresas, além de estimular o pensamento criativo e inovador fomentando a construção do perfil empreendedor. ”, explicou a coordenadora de TI da Reges.

 

Para alunos de Ciências Contábeis foi proposto o jogo de Banco Imobiliário, só que adaptado às características de Ribeirão Preto e região, incluindo regras de tomada de decisões de investimentos.

 

Estudantes de Administração de Empresas precisaram pensar rápido e trabalhar diferentes qualidades em um o jogo que consistiu na produção de mesas de papel sulfite. Através dele, puderam colocar em prática diversos conhecimentos teóricos de gestão de operações, que envolvem: produção, materiais e logística e qualidade.

 

Os alunos que participaram terão direito a três horas de atividade complementar pela participação e meio ponto na nota de avaliação bimestral.