Regulamento da Biblioteca

O salão de estudos deverá se utilizado apenas para estudo, pesquisas e consultas no local, mantendo, para tanto, o máximo silêncio.

Não é permitido fumar no recinto da Biblioteca.

Não é permitido lanchar e nem ingerir qualquer tipo de bebida no recinto da Biblioteca.
Deverá se respeitado o patrimônio físico da Biblioteca: móveis, cadeiras, mesas, terminais de computadores, etc.

Deverá ser respeitado o patrimônio cultural da Biblioteca, tendo cuidado no manuseio de livros, dicionários, enciclopédias, periódicos e outros materiais de consulta.

Os empréstimos das publicações para xerox, serão feitos mediante a retenção da Cédula de Identidade Original (RG), a fim de facilitar os serviços e evitar extravios.

DA SEÇÃO CIRCULANTE

INSCRIÇÃO: Podem se inscrever na Biblioteca os alunos, professores e funcionários do CESM.

1.1 – A inscrição é feita mediante a apresentação de:

a) Comprovante de pagamento de matrícula ou mensalidade.
b) 01 fotografia 3×4
c) Taxa de R$ 5,00.

1.2 – Ao usuário é dado uma carteira de matrícula, intransferível.

1.3 – A Biblioteca deverá ser avisada sobre sua perda. A 2ª via será expedida 15 dias após o aviso.

2.0 – CIRCULAÇÃO: Não circulam as obras da coleção de Referência (dicionários, enciclopédias, bibliografias, catálogos), Periódico, livros separados por professores para trabalhos, livros de literatura de reserva, livros que a Biblioteca possuir apenas dois exemplares.

2.1 – Para retirada ou devolução de qualquer material é obrigatório a apresentação da Carteira da Biblioteca.

2.2 – Os prazos de empréstimos para alunos da graduação são de 2(dois) livros por 3 (três) dias, para alunos da pós-graduação são 3 (três) livros por 15 (quinze) dias, para professores são de 5 (cinco) livros por 15(quinze) dias, podendo esses prazos serem alterados em circunstâncias especiais.

2.2.1 –  A Biblioteca não fará empréstimos de periódicos.

2.3 – O usuário é responsável pelas obras retiradas com sua carteira e deve devolvê-las até o dia registrado na Carteira.

2.4 – Não havendo pedido de reserva, o prazo de empréstimo pode ser renovado, mediante a apresentação da obra e da Carteira da Biblioteca.

2.5 – Será permitido aos professores o empréstimo em sala de aula das obras do acervo da Biblioteca desde que não sejam obras de referência.

2.5.1 – A devolução deverá ocorrer até o encerramento do turno da Biblioteca ou na manhã do dia seguinte em que foi requisitado.

3.0 – RESERVA: Se o material desejado não estiver na Biblioteca o leitor pode reservá-lo.

3.1 – O leitor será avisado no dia em que o material for devolvido.

4.0 – PENALIDADES: Os atrasos na devolução são punidos com multa por volume e dia corrido.

4.1 – SUSPENSÃO: Para cada dia de atraso de um volume o usuário terá 5 (cinco) dias de suspensão. Em caso de reincidência o prazo de suspensão será dobrado de 5 (cinco) para 10 (dez) dias para cada dia de atraso. Na terceira reincidência o usuário terá um mês de suspensão.

4.2 – O aluno que estiver suspenso por mais de 30 (trinta) dias, não poderá solicitar 2ª via da sua Carteira no ano vigente.

4.3 – Em caso de dano ou extravio de obras emprestadas é obrigatório a reposição das mesmas ou a Biblioteca será indenizada de acordo com a tabela de preços vigente.

4.4 – As dívidas que não forem pagas dentro de 60 dias serão anexadas ao termo de responsabilidade de pagamento da anuidade na Secretaria para serem arrecadadas.

4.5 – Não tem direito a retirada de material da Biblioteca todo usuário que estiver em dívida para com ela..

4.6 A Biblioteca reserva para si o direito de encaminhar os nomes dos usuários omissos à Diretoria.

4.7 A Biblioteca está aberta ao público para consultas no local.

COMPUTADORES

1 – O usuário deve ter em mente que o  acesso à INTERNET deve ter como finalidade,apenas a realização de pesquisa acadêmica.

2 – Para pesquisa na INTERNET, o usuário deverá agendar horário com as funcionárias da Biblioteca, preenchendo a respectiva Ficha de Controle;

3 – O tempo máximo para pesquisa na INTERNET é de 1 hora, devendo ser gasto estritamente em função do tema registrado na Ficha de Controle;

4 – O usuário, sempre que usar disquete, deverá passar o antivírus que está instalado nos computadores, devendo pedir auxílio às funcionárias quando encontrar dificuldades;

5 – O uso dos computadores para digitação de trabalhos só poderá ocorrer quando não houver nenhum horário agendado para pesquisa;

6 – Caberá às funcionárias da Biblioteca supervisionarem o cumprimento destas normas, encaminhando à Coordenação/Direção os casos divergentes.

TELEVISÃO / DVD

1 – Para utilizar a TV, Vídeo e DVD, o usuário deverá se dirigir ao balcão de atendimento e agendar horário com as funcionárias, preenchendo a ficha de controle;

2 – O usuário, sempre que terminar de utilizar  o vídeo cassete, deve devolver a fita que assistiu rebobinada;

3 – Os controles remotos dos aparelhos de TV, Vídeo e DVD devem ser devolvidos juntamente com a fita/DVD no balcão de atendimento;

4 – Não será autorizadas a utilização de fitas de vídeo e DVDs não pertencentes à Biblioteca Liliana Gonzaga;

5 – Somente será permitida a um usuário por vez a utilização das TVs, Vídeo e DVD.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De 2ª à 6ª feira – 8h às 18h

Aos sábados – 8h às 11h