Pós-Graduação em Psicopedagogia vai capacitar professores a lidar com problemas de aprendizagem

Pós-Graduação em Psicopedagogia vai capacitar  professores a lidar com problemas de aprendizagem

Especialização começa em abril deste ano

     O termo ‘dificuldade de aprendizagem’ começou a ser usado na década de 60 e até hoje – na maioria das vezes – é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula ou ‘espírito bagunceiro’ das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem pode se referir a um distúrbio, que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais, que podem afetar qualquer área do desempenho escolar.

     Na maioria dos casos é o professor o primeiro a identificar que a criança está com alguma dificuldade, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao desenvolvimento e ao comportamento da criança.

     Por conta da atenção crescente a questões como esta, diversos profissionais da área de educação estão buscando se capacitar para melhor tratar os distúrbios ou situações especiais de dificuldade de aprendizagem. Mesmo porque a Psicopedagogia – ciência que estuda distúrbios de aprendizagem – capacita o profissional a atender crianças ou adolescentes com este problema, seja na sua prevenção, diagnóstico, tratamento clínico ou institucional.

     Oportunidades de trabalho cada vez mais evidentes vem atraindo mais profissionais para esta área, sejam eles formados em pedagogia, psicologia, ou em outras graduações afins. O psicopedagogo poderá atuar tanto em escolas e empresas (psicopedagogia institucional) como em clínicas (psicopedagogia clínica).

     Há mais de doze anos, a Faculdade Reges de Osvaldo Cruz vem oferecendo capacitação em alto nível na área. A Pós-Graduação “Lato-Sensu” em Psicopedagogia Institucional e Clínica tem oferecido a diversos profissionais o acesso a conhecimentos e reflexões sobre o processo de aprendizagem na educação básica.

A especialização tem duração de 18 meses e aborda temas diversificados como a Psicopatologia e as Dificuldades de Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento, Didática do Ensino Superior dentre outros.

     “O trabalho do psicopedagogo no sistema de ensino e clínicas da Região é muito importante. Temos grandes desafios na busca de ganho de qualidade na área da educação básica, concernentes não somente ao acesso, mas, principalmente, na qualidade da permanência e da continuidade dos alunos na escola”, ressaltou o professor Jayme Gonzaga, diretor da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz.

     O curso deve começar em abril deste ano. Há condições especiais para alunos concluintes de graduação, ex-alunos e funcionários públicos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3528-4706, pelo site www.reges.com.br/osvaldocruz ou diretamente na secretaria da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz, na Rua Chile, 501, Bairro Jardim das Bandeiras.

Mais informações:
Ass. de Imprensa
Agência Pensare
Eduardo Ross
Jornalista Responsável