Pedagogia

PEDAGOGIA

 

Duração: 8 semestres
320 vagas
Noturno

 

  • Objetivos

    Formar profissionais capazes de aliar a competência profissional a uma consciência crítica, contemplando as tendências que regem a produção do saber na área da educação, para a aquisição das habilidades específicas, preparando-os para a vida, comprometidos com os avanços educacionais, com a ética profissional e a cidadania.

    O curso tem por objetivos específicos:

    » habilitar o profissional da pedagogia para atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais, podendo cumprir,

    » outrossim, funções de supervisão técnica e orientação educacional, bem como na produção e difusão de conhecimentos nas áreas relacionadas à educação;

    » organizar a escola, visando transformá-la em ambiente propício a construção do saber;

    » formar cidadãos críticos e criativos.

  • Perfil

    Conforme o Art. 5º da Resolução 1, de 15 de maio de 2006, o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:

    I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

    II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;

    III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

    IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

    V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
    VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

    VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

    VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

    IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

    X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

    XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

    XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

    XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;

    XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

    XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

    XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

    § 1º No caso dos professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, dada a particularidade das populações com que trabalham e das situações em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão:

    I – promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atuam e os provenientes da sociedade majoritária;

    II – atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas indígenas relevantes;

    § 2º As mesmas determinações se aplicam à formação de professores para escolas de remanescentes de quilombos ou que se caracterizem por receber populações de etnias e culturas específicas.

  • Grade Curricular

    • Arte no Ensino Fundamental
    • Artes na Expressão Infantil
    • Atividades Complementares
    • Atividades de Pesquisa e Extensão
    • Avaliação Educacional
    • Ciências Naturais no Ensino Fundamental
    • Ciências, Natureza e Sociedade na Educação Infantil
    • Competência Lógico-Matemática na Criança
    • Currículos e Programas
    • Didática
    • Educação Ambiental
    • Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    • Estágio Supervisionado
    • Filosofia
    • Fundamentos da Educação Especial
    • Fundamentos e Metodologia da Alfabetização
    • Geografia no Ensino Fundamental
    • Gestão Administrativa e Pedagógica
    • História da Educação Brasileira
    • História no Ensino Fundamental
    • Informática Aplicada
    • Libras
    • Língua Portuguesa
    • Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
    • Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
    • Literatura Infantil
    • Lúdico na Educação Infantil
    • Matemática no Ensino Fundamental
    • Metodologia Científica
    • Metodologia da Educação Infantil
    • Metodologia do Ensino Fundamental
    • Planejamento Educacional
    • Política, Organização e Dinâmica da Escola
    • Psicologia da Educação
    • Recreação e Jogos
    • Seminários de Estudos
    • Sociologia
    • Supervisão Escolar
    • Teorias da Educação
    RESUMO

    CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS EM SALA: 2280h/a
    ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO: 400h/a
    SEMINÁRIO DE ESTUDOS: 400h/a
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO: 300h/a
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 100h/a
    CARGA HORÁRIA TOTAL: 3480h/a

  • Fundamentação Legal

    AUTORIZAÇÃO

    Documento: Portaria MEC
    Nº Documento: 373 de 08/05/1998
    Data de publicação: 11/05/1998
    Nº Parecer / Despacho: 232/1998 CNE
    Data Parecer / Despacho: 08/04/1998

    RECONHECIMENTO

    Documento: Portaria MEC
    Nº Documento: 838 de 22/03/2002
    Data de Publicação: 27/03/2002
    Nº Parecer / Despacho: 437/2002 SESu

     

 

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