Letras

LETRAS

 

Duração: 8 semestres
80 vagas
Noturno

 

  • Objetivos

    Com o desenvolvimento das competências do futuro profissional, o curso de Letras pretende alcançar os seguintes objetivos específicos:

     

    1) Promover a prática, a investigação e a difusão de experiências pedagógicas inovadoras;

     

    2) Proporcionar aos alunos a ampliação de seu universo cultural e o desenvolvimento da sensibilidade para as transformações do mundo contemporâneo;

     

    3) Desenvolver uma linha formativa centrada na promoção de valores positivos, na consciência da responsabilidade do professor na formação de novas gerações, enquanto detentoras dos destinos da nação, e na consciência da necessidade da educação continuada.

  • Perfil

    O Curso de Letras, na ótica de formação de professores, deixa de ser tratado da perspectiva dos conteúdos para ser tratado da perspectiva das competências, devendo, estas, portanto, constituir o eixo da formulação do Projeto Pedagógico.
    O profissional formado pelo curso de Letras deve ser dotado das competências comuns à formação de professores para a educação básica e das competências específicas de sua área de atuação.
    Na área específica de Letras, o egresso deve ter as seguintes competências:

     

    Relacionadas aos conteúdos da Educação Básica (área de linguagens, códigos e suas tecnologias):

     

    » compreender e diferenciar os sistemas simbólicos das linguagens verbal, visual, informática, artística e corporal;

    » usar as linguagens para: construir significados, organizar o pensamento, comunicar fatos, conhecimentos e informações, expressar significados, emoções, valores, sentimentos;

    » identificar e confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;

    » conhecer a função, natureza, organização e estrutura das linguagens, a ponto de saber relacionar textos ou conteúdos com seu contexto e usar os vários recursos expressivos das linguagens;

    » compreender e dominar a língua portuguesa para gerar significados, organizar a realidade física e social e construir a própria identidade;

    » conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais;

    » entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associá-las aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhe dão suporte e aos problemas que se propõem solucionar;

    » entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicação, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias;

    » entender o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social;

    » aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

  • Grade Curricular

    Habilitação em Português e Respectivas Literaturas

    • Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
    • Didática
    • Didática de Língua Portuguesa
    • Didática de Literaturas de Língua Portuguesa
    • Estágio Supervisionado
    • Estágio Supervisionado
    • História da Educação Brasileira
    • Informática Aplicada
    • Leitura e Produção de Textos
    • Libras
    • Língua Portuguesa
    • Linguística – Fonética e Fonologia Descritivas
    • Linguística – Morfologia Descritiva
    • Linguística – Semântica, Estilística e Pragmática
    • Linguística – Sintaxe Descritiva
    • Linguística Aplicada
    • Literatura Brasileira
    • Literaturas de Língua Portuguesa
    • Metodologia Científica
    • Política, Organização e Dinâmica da Escola
    • Psicologia da Educação
    • Teoria da Literatura
    • Teoria e Prática Pedagógica
    • Teorias da Educação

    CARGA HORÁRIA EM SALA – HABILITAÇÃO: 1260h/a
    CARGA HORÁRIA EM SALA – FORMAÇÃO GERAL: 540h/a
    CARGA HORÁRIA TOTAL EM SALA DE AULA: 1800h/a
    PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: 400h/a
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO – HABILITAÇÃO: 400h/a
    ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS: 200h/a
    CARGA HORÁRIA TOTAL: 2800h/a

     

    Habilitação em Inglês e Respectivas Literaturas

    • Didática de Língua Inglesa
    • Língua Inglesa – Compreensão e Análise de Textos
    • Língua Inglesa – Fonética e Fonologia
    • Língua Inglesa – Morfossintaxe
    • Língua Inglesa – Oficina de Produção Textual
    • Literaturas de Língua Inglesa

     

    CARGA HORÁRIA EM SALA – HABILITAÇÃO: 540h/a
    CARGA HORÁRIA TOTAL EM SALA DE AULA: 540h/a
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO – HABILITAÇÃO: 300h/a
    CARGA HORÁRIA TOTAL: 840h/a

     

  • Fundamentação Legal

    AUTORIZAÇÃO

    Documento: Portaria MEC
    Nº Documento: 567 de 26/06/1998
    Data de publicação: 26/06/1998
    Nº Parecer / Despacho: 374/1998 CNE
    Data Parecer / Despacho: 02/06/1998

    RECONHECIMENTO

    Documento: Portaria MEC
    Nº Documento: 2.280 de 03/08/2004
    Data de Publicação: 05/08/2004
    Nº Parecer / Despacho: 1.047/2004 SESu

     

 

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