Faculdade Reges sedia palestra “Um pouco além do pedagógico”

18 Out 2017
Faculdade Reges sedia palestra “Um pouco além do pedagógico”

O evento foi aberto ao público e contou com mais de 550 profissionais da educação, professores, estudantes e demais interessados.

Na terça (17), a Faculdade Reges de Osvaldo Cruz cedeu o Salão Nobre da Instituição para a palestra “Um pouco além do pedagógico” promovida pelo Poder Judiciário de Osvaldo Cruz. Esta foi uma significativa oportunidade para que professores e outros profissionais da área da educação, estudantes e representantes da comunidade regional se aprofundassem ainda mais seus conhecimentos.

O evento contou com mais de 550 pessoas e abordou a necessidade de lidar de forma prática com situações que envolvem o processo “ensino-aprendizagem”, propondo uma reflexão especial sobre o próprio aluno e sua condição de vida, envolvendo-se inclusive análise da condição social como um todo para lidar de uma melhor maneira com problemas que ocorrem dentro da sala de aula.

A palestrante Denise Alves Freire, psicóloga e consultora educacional, buscou desta forma estimular a reflexão quanto a novas abordagens para lidar com os problemas educacionais atuais, que afligem a comunidade em geral. “A palestra vem com a intenção de trazer uma possiblidade de um trabalho diferenciado, na medida em que os professores percebam que dominar o conteúdo já não é suficiente, mas trabalhar esse conteúdo de uma forma diferente. A ideia era essa, motivá-los a perceber que isso é possível” comentou.

Para a Secretária da Educação, Maria Leny Scramin, a palestra alcançou seu objetivo e exemplificou um cenário que pode se tornar confuso quando mal analisado ou avaliado erroneamente. Para ela “a palestra veio fortalecer o conhecimento que o professor já tem, ampliando a noção do trabalho com o aluno. Às vezes, no momento que estamos trabalhando podemos não enxergar certas possibilidades. Então é um alerta para que consigamos lidar melhor com as crianças e tentar perceber suas dificuldades, o porquê. Por exemplo, por que uma criança pode ser agressiva? Então essas explicações vieram a enriquecer a rede de ensino como um todo”, pontuou.

A juíza da Comarca de Osvaldo Cruz, Dra. Ruth Duarte Menegatti foi uma ponte entre o Poder Judiciário, o Ministério Público e a área da Educação. Para ela, o tema discutido ressalta a importância do professor em lidar de forma saudável com questões públicas, como a dependência química. Dessa forma, habilitar esse profissional se torna primordial. “Capacitar os professores, para que eles tenham elementos no dia a dia implicará na transformação. A palestra foi muito bem colocada, dando aspectos práticos para que eles apliquem. Não tenho dúvida que depois dessa palestra o professor não será o mesmo! Como o nome já diz, são causas que vão além do pedagógico e a necessidade de olhar para elas com a possibilidade de mudança. Temos uma cidade e região lindas, tantos projetos sociais. Acredito que essa união de hoje é o início de muitas ações”.

O diretor Jayme Gonzaga comemorou a oportunidade. “Nós da Faculdade Reges acreditamos que apoiar o desenvolvimento profissional é uma forma crucial de fortalecer e contribuir com a sociedade. Nós não só incentivamos, mas queremos que mais eventos como este se repitam”, finalizou Jayme.

Mais informações:

Ass. de Imprensa
Agência Pensare