Duração

8 semestres

Presencial

Noturno

COORDENADOR(A)

Profa. Me. Marisa Finotti Guarnieri

OBJETIVOS:

Com o desenvolvimento das competências do futuro profissional, o curso de Letras pretende alcançar os seguintes objetivos específicos:

1) Promover a prática, a investigação e a difusão de experiências pedagógicas inovadoras;

2) Proporcionar aos alunos a ampliação de seu universo cultural e o desenvolvimento da sensibilidade para as transformações do mundo contemporâneo;

3) Desenvolver uma linha formativa centrada na promoção de valores positivos, na consciência da responsabilidade do professor na formação de novas gerações, enquanto detentoras dos destinos da nação, e na consciência da necessidade da educação continuada.

PERFIL:

O Curso de Letras, na ótica de formação de professores, deixa de ser tratado da perspectiva dos conteúdos para ser tratado da perspectiva das competências, devendo, estas, portanto, constituir o eixo da formulação do Projeto Pedagógico.
O profissional formado pelo curso de Letras deve ser dotado das competências comuns à formação de professores para a educação básica e das competências específicas de sua área de atuação.

Na área específica de Letras, o egresso deve ter as seguintes competências:

Relacionadas aos conteúdos da Educação Básica (área de linguagens, códigos e suas tecnologias):

  • compreender e diferenciar os sistemas simbólicos das linguagens verbal, visual, informática, artística e corporal;
  • usar as linguagens para: construir significados, organizar o pensamento, comunicar fatos, conhecimentos e informações, expressar significados, emoções, valores, sentimentos;
  • identificar e confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;
  • conhecer a função, natureza, organização e estrutura das linguagens, a ponto de saber relacionar textos ou conteúdos com seu contexto e usar os vários recursos expressivos das linguagens;
  • compreender e dominar a língua portuguesa para gerar significados, organizar a realidade física e social e construir a própria identidade;
  • conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais;
  • entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associá-las aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhe dão suporte e aos problemas que se propõem solucionar;
  • entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicação, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias;
  • entender o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social;
  • aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

AUTORIZAÇÃO
Documento: Portaria MEC
Nº Documento: 567 de 26/06/1998
Data de publicação: 26/06/1998
Nº Parecer / Despacho: 374/1998 CNE
Data Parecer / Despacho: 02/06/1998

RECONHECIMENTO
Documento: Portaria MEC
Nº Documento: 2.280 de 03/08/2004
Data de Publicação: 05/08/2004
Nº Parecer / Despacho: 1.047/2004 SESu

Corpo Docente

O corpo docente do Curso de Letras da Faculdade de Reges de Osvaldo Cruz é constituído por 8 professores, sendo 2 especialistas, 4 mestres e 2 doutores

NomeQualificação
Ana Paula Cardoso RigoletoMestre
Áureo Joaquim CamargoDoutor
Carina Rombi GuarnieriEspecialista
Daniele Cristina ScalianteMestre
Gilza Maria CavalliniEspecialista
Marisa Finotti GuarnieriMestre
Suely Tolentino Prado AndradeMestre
Wanda Darin MiottoDoutora

Grade Curricular

Estrutura Curricular – Curso de Letras – 2017

1º. SEMESTREC/H
Língua Portuguesa I90
Língua Inglesa I60
Fundamentos Teóricos da Educação I30
Psicologia da Educação I 30
Política, Organização e Dinâmica da Escola I30
Didática I30
Pesquisa em Educação I30
TOTAL300
2º. SEMESTREC/H
Língua Portuguesa II90
Língua Inglesa II60
Fundamentos Teóricos da Educação II30
Psicologia da Educação II30
Política, Organização e Dinâmica da Escola II30
Didática II30
Pesquisa em Educação II30
TOTAL300
3º. SEMESTREC/H
Língua Portuguesa III90
Língua Inglesa III60
Teoria da Literatura I60
Lingüística I - Fonética e Fonologia Descritivas60
Informática, Tecnologias e Ensino I30
TOTAL300
4º. SEMESTREC/H
Língua Portuguesa IV90
Língua Inglesa IV60
Teoria da Literatura II60
Lingüística II - Morfologia Descritiva60
Informática, Tecnologias e Ensino II30
TOTAL300
5º. SEMESTREC/H
Língua Portuguesa V60
Libras I30
Língua Inglesa V60
Literaturas em Língua Portuguesa I60
Literaturas em Língua Inglesa I30
Lingüística III - Sintaxe30
Lingüística III - Semântica, Estilística e Pragmática30
TOTAL300
6º. SEMESTREC/H
Língua Portuguesa VI60
Libras II30
Língua Inglesa VI60
Literaturas em Língua Portuguesa II60
Literaturas em Língua Inglesa II30
Lingüística IV - Sintaxe30
Lingüística IV - Semântica, Estilística e Pragmática30
TOTAL300
RESUMOC/H
CARGA HORÁRIA GERAL1800
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS400
ESTÁGIO SUPERVISIONADO400
ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS200
TOTAL2800