Alunos de Administração da REGES travam “Disputa Empresarial” em Ambiente de Negócios simulado por Software Especializado

29 Nov 2017
Alunos de Administração da REGES travam “Disputa Empresarial” em Ambiente de Negócios simulado por Software Especializado

No desenvolvimento da parte prática da disciplina Jogos de Empresas (Business Game), alunos enfrentam desafios reais do mercado empresarial em ambiente virtual

Pensar e agir como um verdadeiro gestor. Foi este o desafio encarado pelos alunos de Administração da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz na disciplina Jogos de Empresas (Business Game), presente na grade curricular do 3º Ano do Curso.

Um dos principais objetivos da disciplina é ajudar a visualizar a importância prática de conciliar o plano estratégico com o dia a dia das atividades de uma empresa.

“Os alunos, através de um ambiente de negócios simulado por software especializado, vivenciam no laboratório de informática da Faculdade uma verdadeira aventura de Gestão Empresarial, formulando, implementando e avaliando as estratégias de uma empresa”, afirma o diretor Jayme Gonzaga.

Através do software, produzido e licenciado por uma empresa especializada na área de Jogos de Estratégias Empresariais, os alunos devem planejar e implantar um novo empreendimento que produzirá e comercializará um produto pré-determinado, como, por exemplo, um refrigerador portátil de bebidas. Durante a simulação no laboratório de informática, os alunos se preocupam com processos que vão desde a compra de matéria-prima até a comercialização final do produto, por exemplo.

Para o coordenador do curso e docente da disciplina, professor Paulo Roberto da Silva, ao colocar os alunos diante de sistemas como este, que simulam um ambiente praticamente completo de mercado, eles são capazes de desenvolver competências que envolvem a visão completa e estratégica do gerenciamento de um negócio, além da própria competição entre empresas do mesmo segmento, onde cada empresa é gerenciada por um grupo de alunos.

“Ao final da simulação, a performance dos grupos é avaliada com base na análise e comparação dos resultados obtidos com os objetivos estratégicos incialmente estabelecidos. Para enfrentar essa dinâmica com o menor desconforto possível, faz-se necessário desenvolver visão estratégia, visão sistêmica e visão competitiva. É importante destacar que todos os alunos foram vencedores, pelas competências desenvolvidas. Entretanto, como atividade de encerramento da disciplina, realizou-se análises e discussões quanto às decisões adotadas, erros e acertos de cada uma das equipes, com a posterior entrega de medalhas aos integrantes dos grupos ranqueados em 1º e 2º lugares”, conclui Paulo.

A equipe vencedora deste Ano de 2017 foi a Equipe Ice Master, composta pelos alunos Carolaine Helena Xavier, Gleice Mara Bernardes Santana e Matheus Aparecido Peçan, que somou 246 pontos na atividade. Em segundo lugar ficou a equipe Equipe RPB, dos alunos Flavia Letícia Batista Leite, Lorena Selestino Veroneis, Natali Queiroz da Silva e Wallace de Jesus Felix, que chegou a 201 pontos. Logo atrás, na terceira posição, ficou a equipe Alpha, que chegou a 195 pontos, composta pelos alunos Dayane Oliveira dos Santos, Norberto Pereira Monteiro Neto, Paulo Victor dos Reis e Vitor Hugo Novais Carniato.

O desenvolvimento especial da disciplina Jogos de Empresas, através do emprego de modernas tecnologias, confere ainda maior destaque ao curso de Administração da Faculdade Reges de Osvaldo Cruz, referência em Qualidade para toda a Região da Alta Paulista.

Ass. de Imprensa
Pensare Comunicação e Marketing